Nome da Atividade
ENGENHARIA DE QUALIDADE 1
CÓDIGO
0980006
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Conceitos de Qualidade e os especialistas da Qualidade.
Recursos humanos e TQM.
Sistemas de gestão da Qualidade.
Ferramentas da qualidade.
Metodologia e filosofia Seis sigma.
Custos da Qualidade.
Recursos humanos e TQM.
Sistemas de gestão da Qualidade.
Ferramentas da qualidade.
Metodologia e filosofia Seis sigma.
Custos da Qualidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
O objetivo principal da disciplina é familiarizar os alunos com os conteúdos referentesà qualidade, abordando os conteúdos preconizados pelos especialistas da área.
Conteúdo Programático
Modulo 1: Conceitos de Qualidade
Conceituação da Qualidade, Especialistas da Qualidade, Evolução da Qualidade,
Dimensões da Qualidade, TQC/TQM. Os recursos humanos e TQM. Programas de
sugestões e Sistemas de Garantia de Qualidade, Círculos de Controle de Qualidade,
Trabalhos em equipes, Os cincos sensos.
Melhorias, metas, método para análise e soluções de problemas: PDCA, Etapas do
PDCA, planos de ação. O Ambiente da Qualidade: implementação e monitoramento.
Modulo 2: Ferramentas da qualidade
Brainstorming; CCQ: Círculos de Controle de Qualidade; Diagrama de causa e efeito;
Diagrama de dispersão; Estratificação; Fluxograma; Folha de verificação; Gráfico de
Pareto; Histograma; Matriz GUT; 5W2H/MASP; Matriz de priorização; Diagrama de
afinidade; Diagrama árvore; Diagrama de matriz; Diagrama de flechas; diagrama de
inter-relacionamento; outras ferramentas.
Modulo 3: Metodologia e filosofia Seis sigma.
Metodologia, filosofia e ferramentas Seis Sigma. Integração entre Lean e Seis Sigma na
qualidade, Lean Seis Sigma Integrado ao PDCA.
Modulo 4: Custos da Qualidade
Custos da má qualidade: conceito de custo da má qualidade, vantagens da avaliação
dos custos da má qualidade, elementos dos custos da má qualidade, interação entre
os custos da má qualidade.
Conceituação da Qualidade, Especialistas da Qualidade, Evolução da Qualidade,
Dimensões da Qualidade, TQC/TQM. Os recursos humanos e TQM. Programas de
sugestões e Sistemas de Garantia de Qualidade, Círculos de Controle de Qualidade,
Trabalhos em equipes, Os cincos sensos.
Melhorias, metas, método para análise e soluções de problemas: PDCA, Etapas do
PDCA, planos de ação. O Ambiente da Qualidade: implementação e monitoramento.
Modulo 2: Ferramentas da qualidade
Brainstorming; CCQ: Círculos de Controle de Qualidade; Diagrama de causa e efeito;
Diagrama de dispersão; Estratificação; Fluxograma; Folha de verificação; Gráfico de
Pareto; Histograma; Matriz GUT; 5W2H/MASP; Matriz de priorização; Diagrama de
afinidade; Diagrama árvore; Diagrama de matriz; Diagrama de flechas; diagrama de
inter-relacionamento; outras ferramentas.
Modulo 3: Metodologia e filosofia Seis sigma.
Metodologia, filosofia e ferramentas Seis Sigma. Integração entre Lean e Seis Sigma na
qualidade, Lean Seis Sigma Integrado ao PDCA.
Modulo 4: Custos da Qualidade
Custos da má qualidade: conceito de custo da má qualidade, vantagens da avaliação
dos custos da má qualidade, elementos dos custos da má qualidade, interação entre
os custos da má qualidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARVALHO, M.M., PALADINI, E.P. Gestão da Qualidade. Elsevier Campus . 2 Edição,2012.
- KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente, 1993
- WERKEMA, C. Ferramentas Estatísticas Basicas do Lean Seis Sigma integradas ao PDCA. Elsevier Campus, 2 Edição, 2014.
Bibliografia Complementar:
- CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Editora: INDG Tecnologia e Serviços, 8 Edição, 2004.
- JURAN, M. J. Controle de qualidade. São Paulo: Makron, 1993.
- PALADINI, E. P. Gestão de qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2 Edição, 2011.
- RODRIGUES, M.V. Ações para a Qualidade. Editora Qualitymark , 3 Edição 2010.
- TOLEDO, J.C., BORRAS, M.A.A., MERGULHÃO, R.C., MENDES, G.H.S. Qualidade – Gestão e Métodos. Editora LTC, 2013.