Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
CÓDIGO
1000133
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estuda as vicissitudes do processo de aprendizagem conforme: cognitivismo,
comportamentalismo,psicanálise, humanismo e as tendências atuais para a compreensão da
aprendizagem, suas significações e possibilidades do aprender, bem como, diferenciar a dificuldade de aprendizagem do fracasso escolar
comportamentalismo,psicanálise, humanismo e as tendências atuais para a compreensão da
aprendizagem, suas significações e possibilidades do aprender, bem como, diferenciar a dificuldade de aprendizagem do fracasso escolar
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar as principais teorias psicológicas da aprendizagem.Conteúdo Programático
I Processos de Aprendizagem
Definição de aprendizagem
Variáveis que interferem
Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. II Aprendizagem sob diferentes perspectivas
psicológicas
2.1 Princípios básicos do Behaviorismo e implicações educacionais: Pavlov e Skinner
2.2 Psicologia cognitivista de Piaget
2.3 Psicologia sócio-histórica de Vygotsky
2.4 Psicologia Humanista e implicações para
aprendizagem: Rogers
2.5 Teoria psicanalítica e aprendizagem
III O sujeito psíquico e o aprender vicissitudes do processo: dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar
Definição de aprendizagem
Variáveis que interferem
Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. II Aprendizagem sob diferentes perspectivas
psicológicas
2.1 Princípios básicos do Behaviorismo e implicações educacionais: Pavlov e Skinner
2.2 Psicologia cognitivista de Piaget
2.3 Psicologia sócio-histórica de Vygotsky
2.4 Psicologia Humanista e implicações para
aprendizagem: Rogers
2.5 Teoria psicanalítica e aprendizagem
III O sujeito psíquico e o aprender vicissitudes do processo: dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CATANIA, A. C. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
- SABINI, M. A. C. Fundamentos da psicologia educacional. São Paulo: Ática, 1991.
Bibliografia Complementar:
- DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1993.
- MISUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
- RODRIGUES, O. M. P. R.; et al. Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem: investigações e análises. Rima, 2004.