Nome da Atividade
TEORIAS COMPORTAMENTAIS E COGNITIVAS
CÓDIGO
1000146
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Princípios fundamentais e históricos das teorias comportamentais e cognitivas; a Terapia
Cognitivo-Comportamental (TCC); princípios teórico-práticos da TCC; a TCC e os transtornos
mentais; conceitualização cognitiva; técnicas terapêuticas; o estudo cientifico da TCC.
Cognitivo-Comportamental (TCC); princípios teórico-práticos da TCC; a TCC e os transtornos
mentais; conceitualização cognitiva; técnicas terapêuticas; o estudo cientifico da TCC.
Objetivos
Objetivo Geral:
A disciplina se propõe a apresentar as aplicações recentes de análise de comportamento e dasteorias cognitivas para situações clínicas e tratamento de pacientes. Caracterização da terapia
comportamental e cognitiva, interação terapeutapaciente. Diferenças e semelhanças nas duas
abordagens.
Conteúdo Programático
- Histórico e antecedentes epistemológicos e
filosóficos das TCC’s
- Pressupostos básicos das TCC’s
- Conceitualização cognitiva
- Estrutura do tratamento e das sessões em TCC
- Técnicas terapêuticas: empirismo colaborativo,
descoberta guiada, questionamento socrático, lista
de problemas e metas do tratamento, avaliação de
distorções cognitivas, pensamentos automáticos
- Prevenção, recaída e término do tratamento
- TCC e transtornos mentais
- Pesquisas de eficácia com TCC
filosóficos das TCC’s
- Pressupostos básicos das TCC’s
- Conceitualização cognitiva
- Estrutura do tratamento e das sessões em TCC
- Técnicas terapêuticas: empirismo colaborativo,
descoberta guiada, questionamento socrático, lista
de problemas e metas do tratamento, avaliação de
distorções cognitivas, pensamentos automáticos
- Prevenção, recaída e término do tratamento
- TCC e transtornos mentais
- Pesquisas de eficácia com TCC
Bibliografia
Bibliografia Básica: