Nome da Atividade
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I
CÓDIGO
1000159
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Histórico dos testes psicológicos. Testes psicológicos: história, classificação, uso e
limitações. Fundamentos dos testes psicológicos: etapas de construção e adaptação; parâmetros psicométricos. Procedimentos de aplicação e correção de testes psicológicos.
limitações. Fundamentos dos testes psicológicos: etapas de construção e adaptação; parâmetros psicométricos. Procedimentos de aplicação e correção de testes psicológicos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Entender a base histórica e conceitual que dá sustentação à avaliação psicológica (psicométricas e projetiva).Entender o processo de elaboração e validação de um teste psicológico e o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI).
Conhecer os principais teste psicológicos e suas aplicações. Introduzir os alunos nos passos e princípios que organizam a elaboração e a validação de testes psicológicos.
Conteúdo Programático
Unidade 1 – Avaliação Psicológica: Ciência e Profissão
História da avaliação psicológico
Usos testes psicológicos e SATEPSI
Técnicas Projetivas e Psicométricas
Unidade 2 – Princípios de Psicometria
Princípios estatísticos da psicometria: média, desvio padrão, escores Z e normas.
Fidedignidade
Validade
Unidade 3 – Elaboração de medidas em Psicologia
Passos da elaboração de testes psicológicos
Adaptação e validação de testes
História da avaliação psicológico
Usos testes psicológicos e SATEPSI
Técnicas Projetivas e Psicométricas
Unidade 2 – Princípios de Psicometria
Princípios estatísticos da psicometria: média, desvio padrão, escores Z e normas.
Fidedignidade
Validade
Unidade 3 – Elaboração de medidas em Psicologia
Passos da elaboração de testes psicológicos
Adaptação e validação de testes
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CUNHA, J.A. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artmed, 2000.
- URBINA, S. Fundamentos da testagempsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
- OCAMPO, M. L. O Processo Psicodiagnóstico e as Técnicas Projetivas. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Bibliografia Complementar:
- COLL, C.; ONRUBIA, J. Inteligência, aptidões para Aprendizagem e rendimento Escolar. In: COOL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A.(Orgs.). Desenvolvimento Psicológico eEducação: Psicologia da Educação. Tradução deA. M. Alves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.