Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA II
CÓDIGO
10060006
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Analisa o sistema educacional e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Discussão e construção textual sobre a Geografia e seus projetos educacionais enquanto uma interface desse contexto

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender o funcionamento do sistema educacional.
 Analisar o processo do ensino-aprendizagem em Geografia
 Conhecer os projetos de ensino, desenvolvidos na escola, no âmbito da Geografia e suas relações interdisciplinares.

Conteúdo Programático

As Tendências Pedagógicas
A geografia e o sistema educacional
Os projetos educacionais
O processo ensino-aprendizagem em Geografia
Os pressupostos curriculares
As transformações pedagógicas no cotidiano escolar

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Andrade, Manuel Correia de. Geografia ciência da sociedade Uma introdução a analise do pensamento geográfico. S.Paulo: Ed.Atlas,1992
  • Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Geografia.
  • Castrogiovanni, Antonio Carlos e Goulart, Lígia Beatriz. Uma contribuição à Reflexão do Ensino de Geografia: A Noção de Especialidades e o Estudo da Natureza. In: Geografia: Pesquisa e Prática Social. Terra Livre. AG.B. nº07. 1990.
  • Corazza, Sandra. O que Quer um Curriculo? Pesquisas pos-críticas em Educação. Petrópolis R. Janeiro:Vozes,2001.
  • Damis, Olga T. Planejamento Escolar – Expressão técnico político da sociedade. In: Didática - O ensino e suas relações . Veiga, Ilma P. S.Paulo:Papirus,1996.
  • Gentilli, Pablo (Org.). Pedagogia da exclusão. Crítica ao neoliberalismo em Educação. Petrópolis:Vozes, 200I.
  • Freitas, Jussara da Rocha - Pressupostos Curriculares para uma Escola Cidadã. IN: A Paixão de Aprender. Secretaria Municipal de P.Alegre. Junho/1994.Nº07.
  • Frigotto, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. S.Paulo, Cortez, 2003.
  • Kaercher, Nestor Andre. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. Sta.Cruz do Sul: Edunisc, 1997.
  • Libâneo, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública. S.Paulo:Loyola.1985.
  • Moreira, Antonio Flavio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais em Questão Porto Alegre:Educação e Realidade, vol.21, n 01,1996.
  • Oliveira, Ariovaldo U. (org.) Para onde vai o ensino da geografia? S.Paulo:Contexto, 1993.
  • Paro, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola publica. S.Paulo: Atica,2001.
  • Vessentini, José W. et al. Geografia e Ensino textos críticos Campinas, S.Paulo:Papirus,1989.
  • Saviani, Demerval. A Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. S.Paulo: Cortes -Autores Associados,1984.
  • Schaffer, N.O et al. Ensinar e aprender geografia. Porto Alegre: AGB,1998.

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