Nome da Atividade
MET. E PRÁTICA DE ENSINO EM GEOG. III: GEOG. FISICA
CÓDIGO
10060027
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa desenvolver e utilizar metodologias que possibilitem a construção do conhecimento no que se refere ao ensino da Geografia Física nas diferentes etapas de formação de seus futuros educandos. A Prática de Ensino caracteriza-se como disciplina teórico-prática na qual os alunos relacionam os conteúdos de Geografia e sua epistemologia com o processo de ensino-aprendizagem

Objetivos

Objetivo Geral:

 Proceder ao estudo da organização didática em termos do planejamento do ensino de Geografia Física

Conteúdo Programático

1.Experiências de aprendizagem em geografia:
2.Estudo interdisciplinar da natureza e a Geografia Física
3.Propostas metodológicas para o ensino
4.1 Geologia
4.2 Geomorfologia
4.3 Cartografia
4.4 Climatologia
4.5 Pedologia
4.6 Hidrografia
4.7 Biogeografia

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, R.D., PICARELLI, A.; SANCHES, M.C. Atividades Cartográficas. São Paulo: Editora Atual, 11996. ANDRADE, M. C. Geografia, Ciência da Sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987. AZEVEDO, Aroldo. Geografia Física. São Paulo: Companhia Editora Nacional, BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BIROT, P. – Tratado de Geografia Física. Barcelona, Ed. Vicens-Vives, 1959. CUNHA, S. B. & GUERRA, A. T. G. – Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1998. DUARTE, P.A. Cartografia Básica. Florianópolis, UFSC, 1988. DUARTE, P.A. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis, UFSC, 1994. GUERRA, A. J. T. & CUNHA, S. B. (org.)– Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand LACOSTE, Y. – Os objetos geográficos. In: Cartografia Temática. Seleção de Textos. São Paulo: AGB. 1988. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1992. LIBAULT. André– Os Quatro Níveis da Pesquisa Geográfica. Geocartografia, V.1, São Paulo: 1994. LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli Elisa D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1999. MARTINELLI, Marcello. Curso de Cartografia Temática. São Paulo:Contexto, 1991. MARTINELLI, Marcello. Mapas e Gráficos. Construa-os você mesmo. São Paulo: Editora Moderna, 1998. MORAES, A.C.R. Meio ambiente e ciência humana. São Paulo: HUCITEC, 1994. NOVA ESCOLA. Parâmetros Curriculares Nacionais fáceis de entender. São Paulo: Abril, 2004. PASSINI, Elza Yasuko. A fronteira e o lugar nos livros didáticos. In: SCHAFFER, Neiva Otero (Org). Ensinar e aprender

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