Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA I: SER PROFESSOR
CÓDIGO
10060131
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da função social da escola e do papel docente. Exercício de categorias pedagógicas no desenvolvimento de ações voltadas ao ensino da geografia escolar. Elaboração de instrumentos de planejamento, avaliação e diagnóstico. Experimentação de práticas pedagógicas e produção de recursos didáticos. Construção de projetos pedagógicos voltados à didática da geografia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Propiciar aos alunos um espaço de reflexão sobre a função da escola e o papel do professor de Geografia na contemporaneidade.

Objetivos Específicos
Refletir sobre a função social da escola e a complexidade da docência em Geografia.
Discutir teorias, métodos e técnicas que contribuam para a prática pedagógica de Geografia.
Elaborar recursos didáticos aplicáveis ao ensino de Geografia.

Conteúdo Programático

I – Módulo Educação, Escola e Docência
1. Educação brasileira e função social da escola
2. Educação, conhecimento e aprendizagem
3. A formação do professor-pesquisador e sua atuação profissional

II Módulo – Aprender e Ensinar Geografia
4. Fundamentos metodológicos do ensino-aprendizagem
5. Currículo e Prática
6. Avaliação, planejamento e diagnóstico pedagógico

III Módulo – Prática docente
7. O ensino da Geografia e seus desafios
8. As diretrizes curriculares do componente geografia
Recursos didáticos no ensino de Geografia

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLAR, Sonia V.; CAVALCANTI, Lana S.; CALLAI, Helena C (org.). Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã Editora, 2012.
  • KAERCHER, Nestor A.; TONINI, Ivaine M. Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso, 2013.
  • LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
  • REGO, Nelson.; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia: Práticas Pedagógicas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
  • SPOSITO, Marilia Pontes; PERALVA, Angelina Teixeira. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação, v. 5, n. 6, p. 222-230, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2006.
  • MARTINEZ, César A. F. Paisagem como categoria articuladora ao Ensino de Geografia: provocações teórico-metodológicas. Geographia Meridionalis, v. 3, n. 2, p. 217-231, 2017.
  • MATUS, Claudia. Los usos del afecto en el currículum escolar. Educação em revista. Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 111-130, Junho, 2016.
  • TADEU, Tomaz. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
  • VEIGA-NETO, Alfredo. About geometries, curriculum and differences. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 163-186, 2002.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA I Geografia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 14/11/2024 23:32:07 (consulta levou 0,115682s)