Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA II: A PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CÓDIGO
10060143
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem da Geografia ancorados na concepção de pesquisa como princípio formativo, com ênfase na prática docente na Educação Básica, níveis fundamental e médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir a importância da pesquisa como princípio formativo no ensino da Geografia e na educação básica. Oferecer aos futuros docentes subsídios para o trabalho com a pesquisa em sala de aula.

Conteúdo Programático

A pesquisa como construção do conhecimento;
Ensinar e aprender, o papel da pesquisa;
A pesquisa como princípio formativo;
A pesquisa no ensino da Geografia: limites e possibilidades;
Atividades de pesquisa na educação básica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola 1998. 102p.
  • CALLAI, H. C. O estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. Espaços da Escola. Ed. Unijuí, ano 12, n.47 JAN/MAR. 2003.
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas-SP: Autores Associados, 1996. 120p.
  • FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas-SP: Papirus, 1995. (Coleção Práxis). 159p.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. Ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. 165p.
  • KLUG, A. Q.; MOLIN, A.; DIAS, L. C. Ensinar pela pesquisa: a Educação Geográfica e o papel do professor-pesquisador. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 11, p. 65-78, jul./dez. 2015.

Bibliografia Complementar:

  • ABREU, R. M. A; ALMEIDA, D. D. M. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. Revista Faced, Salvador, n.14, p.73-85, jul./dez. 2008.
  • ALVES, R. A pedagogia dos caracóis. Campinas, SP: Verus, 2011.
  • GHEDIN, E; FRANCO, M. A. S. Questões de método na pesquisa em educação. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2011(Coleção docência em formação).
  • LÜDKE, M; CRUZ, G. B. Aproximando universidade e escola de Educação Básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005.
  • NININ, M. O. G. Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou do pensamento crítico? Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 48, p. 17- 35, dez. 2008.
  • GREENWOOD, R. L.; FONSECA, A. B. Um olhar pela portinhola: entrando no cotidiano escolar. Anais: Colóquio Educação, Alimentação & Cultura, 2010.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA II Geografia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 14/11/2024 23:13:06 (consulta levou 0,128867s)