Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA III: CARTOGRAFIA ESCOLAR
CÓDIGO
10060145
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Cartografia no ensino de Geografia. Conceitos geográficos e sua relação/representação na Cartografia. Iniciação cartográfica. Cartografia Escolar nos diferentes níveis de Ensino. Práticas de Ensino em Cartografia Escolar.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender a importância da Cartografia para o ensino de Geografia na educação básica.Conhecer os fundamentos da alfabetização e do letramento cartográfico.
Elaborar estratégias e recursos didáticos que envolvam a cartografia no ensino de Geografia.
Conteúdo Programático
Programa
I – Introdução
1.1 A cartografia e o ensino de geografia
1.2 A cartografia nos documentos oficiais
1.3 Iniciação cartográfica e letramento cartográfico
1.4 Conceitos geográficos e sua relação/representação com a cartografia.
II – Cartografia na educação básica
2.1 A linguagem cartográfica nos diferentes níveis de ensino: considerações.
2.1.1 Cartografia escolar – anos iniciais do ensino fundamental
2.1.2 Cartografia escolar – anos finais do ensino fundamental.
2.1.3. Cartografia escolar – ensino médio
2.1.4 Cartografia escolar – Educação de Jovens e Adultos (EJA)
III – Prática de Ensino: perspectivas da cartografia escolar
3.1 Metodologias de aprendizagem em cartografia escolar
I – Introdução
1.1 A cartografia e o ensino de geografia
1.2 A cartografia nos documentos oficiais
1.3 Iniciação cartográfica e letramento cartográfico
1.4 Conceitos geográficos e sua relação/representação com a cartografia.
II – Cartografia na educação básica
2.1 A linguagem cartográfica nos diferentes níveis de ensino: considerações.
2.1.1 Cartografia escolar – anos iniciais do ensino fundamental
2.1.2 Cartografia escolar – anos finais do ensino fundamental.
2.1.3. Cartografia escolar – ensino médio
2.1.4 Cartografia escolar – Educação de Jovens e Adultos (EJA)
III – Prática de Ensino: perspectivas da cartografia escolar
3.1 Metodologias de aprendizagem em cartografia escolar
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, Rosângela Doin de e PASSINI, Elza E.O espaço geográfico. Ensino e representação. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2001.
- ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa. Iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
- ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia escolar. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011. 224 p.
- PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem em geografia. São Paulo: Cortez, 2012. 215p.
- SEEMANN, Jörn. Mapas, mapeamentos e a cartografia da realidade. Geografares, Vitória, n 4, jun. 2003.
Bibliografia Complementar:
- ACSELRAD, Henri (Org.); NUÑEZ VIÉGAS, Rodrigo et al. Cartografia social, terra e território. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2013.
- AGUIAR, Lígia Maria Brochado e SOUZA, Carla Juscélia de Oliveira. Conversações com a cartografia escolar: para que e para quem. São João Del Rei: UFSJ, 2016.
- ALMEIDA, Rosangela Doim de (org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, CNE, 2017.
- OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. São Paulo: USP, 1978.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 40 | 23 |
Geografia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
KELI SIQUEIRA RUAS Professor responsável pela turma |
||||||
P2 | 2024 / 2 | 40 | 17 |
Geografia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
KELI SIQUEIRA RUAS Professor responsável pela turma |