Nome da Atividade
PRÉ-ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO
10060147
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Possibilitar a inserção do licenciando no contexto escolar do Ensino Fundamental, mediante pesquisa e ações da docência na sua área de conhecimento, a fim de refletir sobre as diferentes possibilidades de intervenções pedagógicas, com vistas à socialização dos conhecimentos produzidos historicamente, num espaço e tempo que considere as infâncias e os direitos das crianças e dos adolescentes.

Objetivos

Objetivo Geral:

Reconhecer os processos que envolvem os planejamentos de ensino;
Refletir sobre a importância do estágio curricular supervisionado para a formação docente;
Elaborar planejamentos para atividades escolares que envolvam o ensino de Geografia no ensino fundamental, considerando as diferentes relações estabelecidas no contexto escolar e os referenciais curriculares vigentes.

Conteúdo Programático

- Analisar o espaço da escola pública de forma contextualizada como um espaço de construção e apropriação do conhecimento, rico em experiências, em cultura e possibilidades, considerando aspectos sociais, políticos e econômicos e o contexto no qual a escola está inserida.
- Identificar o espaço da escola e da sala de aula, sua organização e as relações estabelecidas, bem como as possibilidades da prática pedagógica compreendendo os direitos das crianças e dos adolescentes (ECA).
- Vivenciar momentos de observação-participante, planejamento, registro, reflexão, socialização, avaliação de forma integrada e articulada aos princípios previstos pela escola.
-Elaborar Projeto de docência, abordando o conhecimento em várias dimensões, que desencadeie os projetos de ensino e aprendizagem (planos de aula); diários de campo (relatos das experiências vividas no campo de estágio), com a mediação permanente dos professores orientadores/as da disciplina.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.
  • BARREIRO, Irailde Marques de Freitas; GEBRAN; Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação do professor. São Paulo: Avercamp, 2006.
  • BRASIL, MEC/CNE/CP. Resolução Nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 1º de julho de 2015b.
  • CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia Escolar e a busca de abordagens teórico/práticas para realizar sua relevância social. In: SILVA, Eunice Isaias; PIRES, Lucineide Mendes Pires (org). Desafios da didática da Geografia. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 11. ed. Campinas: Papirus, 2012.
  • LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
  • TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
  • TONINI, Ivaine Maria (org). O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÉ-ESTÁGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL Geografia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 14/11/2024 23:33:46 (consulta levou 0,115989s)