Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO
10060153
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Planejamento das atividades para o exercício autônomo da prática docente. Regência de classe supervisionada, em escolas do município, em período adequado ao semestre letivo da universidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral:A disciplina tem por objetivo preparar os/as estudantes para o exercício autônomo da atividade docente em sala de aula;
Específicos:
Operacionalizar o estágio docente na sua dimensão formativa, articulando teoria e prática;
Discutir a realidade educacional com base nos pressupostos teóricos-metodológicos da área;
Construir materiais didáticos e planos de aula que abarquem os conhecimentos subjacentes ao ensino da Geografia.
Conteúdo Programático
Teoria e prática pedagógica;
Estágio supervisionado como campo de pesquisa;
Epistemologia da prática docente;
Observação e análise do trabalho pedagógico;
Produção de materiais didáticos;
Teorias da didática, do ensino e da aprendizagem;
Estágio supervisionado e as bases curriculares.
Estágio supervisionado como campo de pesquisa;
Epistemologia da prática docente;
Observação e análise do trabalho pedagógico;
Produção de materiais didáticos;
Teorias da didática, do ensino e da aprendizagem;
Estágio supervisionado e as bases curriculares.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARLOS, Ana Fani. A Geografia em sala de aula. São Paulo, Contexto, 1999. FAZENDA, Ivani C. (Org.). Práticas interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 1991. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1999 KAERCHER, Nestor A. Desafios e utopias no Ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul: Ed, UNISC, 1997 SANTOS, Milton. A natureza do espaço. S. Paulo: HUCITEC, 1997. VEIGA, Ilma Passos A. (org). Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1999. SCHAFFER, Neiva Otero (org.). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: AGB, 1998.
Bibliografia Complementar:
- CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009. COSTELLA, Roselane Zordan. Competências e habilidades no contexto da sala de aula: ensaiando diálogos com a teoria piagetiana. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, jan-jun. 2011. GASPARIN, Joao Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores associados: 2009. KAERCHER, Nestor André. A Geografia escolar na prática docente: a utopia e os obstáculos epistemológicos da Geografia Crítica. Tese (Doutorado em Ciências –Geografia Humana) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, USP. São Paulo, 2004.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 40 | 5 |
Geografia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
CLAUDIO JOSE BERTAZZO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL | Geografia (Licenciatura - Noturno) |