Nome da Atividade
S.A.: Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria dos Campos Conceituais
CÓDIGO
1050043
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer, analisar e refletir sobre diferentes aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel e da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud.Conteúdo Programático
Teoria da Aprendizagem Significativa: David Ausubel, conceitos, aplicações.
Teoria dos Campos Conceituais: Gérard Vergnaud, conceitos, aplicações.
Teoria dos Campos Conceituais: Gérard Vergnaud, conceitos, aplicações.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- VERGNAUD, Gérard. A Criança, a Matemática e a Realidade. Curitiba: Editora da UFPR, 2009.
- MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a Teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.
Bibliografia Complementar:
- BITTAR, Marilena; MUNIZ, Cristiano Alberto. A aprendizagem matemática na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Curitiba: CRV, 2009.
- SANTOS, Julio Cezar Furtado dos. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.
- ZANELLA, Marli Schmidtt; BARROS, Rui Marcos de Oliveira. Teoria Dos Campos Conceituais: Situações problemas da estrutura aditiva e multiplicativa de naturais. Curitiba: CRV: 2014.
- Aprendizagem Significativa em Revista. ISSN: 2238-3905. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/