Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO I
CÓDIGO
10770035
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
7
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Práticas de estágio curricular supervisionado no Ensino Médio, a partir da observação do espaço escolar e da regência de classe na disciplina de História.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver com os/as estudantes competências didático-pedagógicas para o ensino escolar de História no Ensino Médio, a partir da observação e regência de turma em instituições escolares;
Criar espaços de observação crítico-reflexivos a respeito dos aspectos que envolvem a organização e a gestão das instituições escolares, bem como compreender a comunidade escolar e o contexto multicultural nos quais os estudantes da educação básica estão inseridos.
Planejar atividades práticas de ensino que contemplem conhecimentos históricos e pedagógicos, bem como dialoguem com as diferentes culturas juvenis;
Problematizar diferentes aspectos da prática pedagógica, como a questão da avaliação, do currículo, do planejamento do trabalho escolar e das aprendizagens em História.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares [Org.]. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. Disponível em: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/publication/juventude-e-ensino-medio- sujeitos-e-curriculos-em-dialogo/ FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - Número de registro 372. F676c. (BCS) GIL, Carmem; EUGÊNIO, Jonas. Ensino de história e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. História Hoje, v. 7, n. 13, p. 139-159, 2018. Recurso online. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/430/273 SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de História. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 297-308, set./dez. 2005. Recurso online. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n67/a03v2567.pdf SILVA, Petronilha. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007. Recurso online. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/2745/209 SILVEIRA, Éder da Silva; SILVA, Monica Ribeiro da; OLIVEIRA, Falconiere Leone Bezerra de. Reformas, docência e violência curricular: uma análise a partir do “Novo Ensino Médio”. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 3, 2021. pp. 1562- 1585. Recurso online. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15298

Bibliografia Complementar:

  • BITTENCORT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais / UFPel Número de chamada: 907 S115 (BCS) CARRETERO, Mario et al. Ensino da História e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel -Número de chamada: 907 E59 (BCS) CIAMPI, Helenice. O presente do passado na formação do professor de História. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 8, n. 1, p. 113-130, jan.-jun., 2015. Recurso online. Disponível em: < http://www.ppghis.com/territorios&fronteiras/index.php/v03n02/article/view/421 DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares [org.]. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. Recurso online. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/wp- content/uploads/2015/01/livro-completo_juventude-e-ensino-medio_2014.pdf FRANÇA, Cyntia Simioni. Reflexões sobre o estágio curricular e produção de conhecimentos históricos educacionais na formação docente. Revista TEL, Irati, v. 8, n.2, p. 68-87, jul. /dez. 2017. Recurso online. Disponível em: < https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/10880/6376 HORN, Geraldo Balduino; GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - Número de registro 907 H813e 3.ed. (BCS) JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 16 fev. 2012. Recurso online. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749 SEFFNER, Fernando et al. Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do Ensino Médio. Estudos INEP, volume 95, número 239, jan/abr. 2014. p. 152-174. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176- 66812014000100009&script=sci_abstract&tlng=pt

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