Nome da Atividade
HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
CÓDIGO
10770037
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina busca colocar o aluno diante das principais transformações políticas, econômicas e socioculturais da história do Brasil desde os anos 1930 até os dias atuais, promovendo um maior debate a respeito da história do tempo presente articulada com tais questões, além de pensar as formas de abordagens didático-pedagógicas possíveis de serem desenvolvidas em sala de aula, de acordo com a vivência dos discente e sua compreensão da história brasileira recente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdos básicos de história contemporânea do Brasil, com vistas a subsidiar o ensino desses temas nos ensinos médio e fundamental, com ênfase em: crise do sistema populista, ditadura militar, redemocratização, principais instituições sociais, políticas e econômicas do período.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • - FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 47, p.29-60, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/NCQ3t3hRjQdmgtJvSjLYMLN/ - GOMES, Angela de Castro; FERREIRA, Jorge. Brasil, 1945-1964: uma democracia representativa em consolidação. LOCUS (UFJF), v. 24, p. 251-275, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20880 - PANDOLFI, Dulce; GRYNSZPAN, Mario. Da revolução de 30 ao golpe de 37: a depuração das elites. Revista de Sociologia e Política. Rio de Janeiro, v. 9, 1997, p.7-23. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39295

Bibliografia Complementar:

  • - ALMEIDA, Antonio. Novas leituras para antigas lutas: representatividade e organização coletiva entre trabalhadores do ABC Paulista – 1964/1990. Revista Brasileira de História. V.19, n.37. São Paulo, Set. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/PqrKm99j33XQ3FbbWQHdY5L/?lang=pt - ABRÃO, Paulo; TORELLY, Marcelo. O programa de reparações como eixo estruturante da justiça de transição no Brasil. In: REÁTEGUI, Félix (Org.). Justiça de transição: manual para a América Latina. Brasília: Comissão de Anistia, Ministério da Justiça; Nova Iorque: Centro Internacional para a Justiça de Transição, 2011, p. 473-516. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/verdade/resistencia/a_pdf/manual_justica_transicao_america_latina. pdf DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, história e historiografia. Tempo 14 (28), Jun 2010. p. 123-143. Disponível: https://www.scielo.br/j/tem/a/cHVC9tPDyBD3DwK86Ykb49L/?lang=pt NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro / Marcos Napolitano. – São Paulo: Contexto, 2014.Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4971026/mod_resource/content/0/Marcos%20Napolit ano%20- %201964.%20Histo%CC%81ria%20do%20regime%20militar%20brasileiro.%20SP%2C%20 Contexto%2C%202014%2C%20p.%2069-95.pdf NEGRO, Antonio Luigi Paternalismo, populismo e história social. Cadernos AEL, v.11, n.20/21, 2004, p.9-39. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24672/1/2004%20negro%20CADs%20AEL.PDF

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