Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA GERAL
CÓDIGO
10770044
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina oferece abordagens de temas e problemas pertinentes à História
Geral e sua transposição didática.
Geral e sua transposição didática.
Objetivos
Objetivo Geral:
Propor atividades teóricas e práticas voltadas à compreensão e discussão de conceitos eprocessos históricos, à análise dos sentidos de diferentes temporalidades e ao uso de fontes
no Ensino de História na Educação Básica. Realizar práticas na comunidade que articulem
os saberes propostos neste componente.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRADE, Juliana Alves de; PEREIRA Nilton Mullet (orgs). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. [e-book]. São Leopoldo: Oikos, 2021. Projeto financiado com recurso da CAPES, destinado a rede PROFHISTÓRIA.Disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Ensino%20de%20historia%20e%20suas%20praticas%20de %20pesquisa%20-%20e-book.pdf - BARROS, José D’Assunção. Cinema e história – considerações sobre os usos historiográficos das fontes fílmicas. Comunicação & Sociedade. Ano 32, n. 55, p. 175-202, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas- ims/index.php/CSO/article/view/2324 - ZARBATO, Jaqueline; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo (orgs.). Guerras de narrativas em tempos de crise: ensino de história, identidades e agenda democrática. Cáceres: Unemat Editora, 2021. Disponível em:http://portal.unemat.br/media/files/Editora/Livro%20%20Guerras%20de%20narrativas.pdf
Bibliografia Complementar:
- MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento, Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, Niterói, n. 14, 2003, p. 131-151. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1670/167018094007.pdf - NICOLAZZI. Fernando. Os historiadores e seus públicos: regimes historiográficos, recepção da história e história pública. Revista História Hoje, v. 8, nº 15, p. 203-222 – 2019. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/525 - PINTO, Céli. Feminismo, História e Poder. Revista Sociologia Política, v.18, n. 36, Curitiba, junho de 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782010000200003 - REIS, José Carlos o tempo histórico como “representação intelectual”. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, 8(2), p.1-21, 2011. Disponível em: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/issue/view/26 - RODRIGUES, Marcelino E. (Org.) Afro Proposições. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. Disponível em: https://www.editorafi.org/ebook/510afro - SOUZA, Ede. C. de. Aprendizagem conceitual e orientação: uma análise dos estudos da educação histórica em Portugal e no Brasil (2000-2017). Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 33, p. e0201, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313332021e0201
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
M99 | 2024 / 2 | 1 | 1 |
História - Polo Três Passos (Licenciatura) |
EDGAR AVILA GANDRA Professor responsável pela turma |