Nome da Atividade
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE ORIENTAL
CÓDIGO
10770046
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A Disciplina propõe o estudo da geografia e cronologia do Oriente Próximo antigo, com destaque ao Vale do Nilo (Egito) e Vale do Tigre e Eufrates (Mesopotâmia), e suas interfaces com os povos vizinhos, entre o final do quarto milênio AEC e o início do primeiro milênio EC..; aspectos político-jurídicos e socioeconômicos do Egito em profundidade e da Mesopotâmia em perspectiva panorâmica (destaque ao direito babilônico); aspectos culturais, religiosos, funerários e imaginários e a recepção da Antiguidade oriental na posteridade e mundo contemporâneo.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Compreender o processo de formação das primeiras civilizações (baseadas no trabalho hidráulico, na organização do Estado teocrático centralizado e no uso da escrita), na região do Crescente Fértil (também denominado Oriente Próximo).- Compreender o quadro geral de desenvolvimento das diversas culturas da região do Oriente Próximo, entre o IV e o I Milênio a.C.
- Aprofundar-se no estudo da história do Egito e da Mesopotâmia antigos.
- Abordar uma pluralidade de aspectos destas culturas, com ênfase na organização do Estado, nos trabalhos hidráulidos, na organização social, na arte, nos mitos e religiosidade, nos cultos funerários, no direito e na literatura.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOUZON, Emanuel. O código de Hamurabi. Petrópolis: Vozes, 1980. JOHNSON, Paul. A história ilustrada do Egito Antigo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. MELLA, Frederico Arborio. O Egito dos Faraós. São Paulo: Hemus, 1981. WALLIS BUDGE, E. A. A religião egípcia. Idéias Egípcias sobre a Vida Futura. São Paulo: Editora Cultrix, 1995. MELLA, Frederico Arborio. Dos Sumérios a Babel. São Paulo: Hemus, S/D.
Bibliografia Complementar:
- ARAUJO, Emanuel. Escrito para a eternidade. A literatura no Egito faraônico. Brasília: Editora UNB, 2000. BAKOS, Margareth Marchiori. Fatos e mitos do Egito Antigo. Coleção História 03. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. CARDOSO, Ciro Flamarion. Sete olhares sobre a antiguidade. Brasília: Editora UNB, 1994. HOOKER, J. T. et alli. Lendo o passado. Do cuneiforme ao alfabeto. A história da escrita antiga. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Editora da Companhia Melhoramentos, 1996. MANNICHE, Lise. A vida sexual no Egito Antigo. Rio de Janeiro: Imago, 1990.