Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
CÓDIGO
10790164
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo de princípios e fundamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos da Sociologia, tendo como diretriz, sua transversal implicação no delineamento de concepções teóricas e procedimentos práticos que balizam a ação museológica. Sociologia clássica e os conceitos fundantes do pensamento social subsequente. Perspectivas sociológicas contemporâneas, com ênfase na relação entre sociedade e cultura – incluindo aspectos relativos à Educação Étnico-racial e à Educação em Direitos Humanos. Tópicos especiais para discussão e aprofundamento de questões relativas ao, assim denominado, compromisso social dos museus.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar, por meio da instrumentalização teórica da Sociologia, para percepção crítico-reflexiva da realidade social e de como os museus e a prática museológica, nela se inserem.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica. Marx, Durkheim e Weber. Petrópolis: Vozes, 2015. SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004. 33 p. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Difel. 1989. DOMINGUES, José Maurício. Teorias sociológicas no século XX. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014 CORCUFF, Philippe. As novas sociologias: construções da realidade social. São Paulo: EDUSC. 2001. Pp 11 à 32. CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.). Curso de aperfeiçoamento em educação para a diversidade: módulo V - educação em e para direitos humanos. Porto Alegre: Benvenutti/Ufrgs, 2010. 17 p. (Educação para a diversidade).
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA | Museologia (Bacharelado) |