Nome da Atividade
HISTÓRIA DA AMÉRICA I
CÓDIGO
10900151
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

a disciplina trata das origens do homem americano, as sociedades pré-colombianas, a expansão europeia, o descobrimento e a
conquista, a organização da conquista, a colonização espanhola, a colonização inglesa e a formação dos E.U.A e a crise dos sistemas coloniais.
Em se tratando de uma disciplina que contém 01 crédito em EaD, ela segue os indicadores de qualidade para as atividades de ensino à distância e os parâmetros normativos fixados pela UFPel a partir da resolução n. 27, de 14 de
setembro de 2017.
O uso da carga horária em EaD busca aproximar os alunos da utilização de tecnologias de virtualização e formas alternativas de comunicação para a sala de aula de História. Nesse processo de ensino e aprendizagem serão usados
jogos, físicos ou não, as redes sociais, mensagem eletrônica, blogues, realidade aumentada, aula invertida, realidade virtual, recursos de planilha e edição de texto, apresentações multimídia, ambientes virtuais de aprendizagem,
simuladores, entre outros. Boa parte dessa abordagem depende da utilização de ferramentas próprias para isso, como os AVA e, para tal, o ensino a distância é inextricável.
Quanto ao desenho, os intermediastes (das aulas a distância) serão integralmente constituídos de audiovisuais e programas interativos. As atividades presenciais serão organizadas ao longo do semestre de forma regular, na medida que se trata de um curso presencial. As atividades a distância serão avaliadas por questionários virtuais (quizzes), pela participação dos alunos nas atividades e em provas presenciais. Os audiovisuais serão todos gravados para que os alunos acessem a qualquer momento.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Possibilitar a organização, pelo aluno, de repertórios histórico-culturais que sejam capazes de contribuir na compreensão do processo histórico de formação da América;
- Levar o aluno a conhecer, analisar e discutir a realidade social na qual está inserido, atuando conscientemente nela;
- Capacitar o aluno a caracterizar e distinguir as relações de trabalho próprias das sociedades coloniais americanas;
- Permitir que o aluno seja capaz de reconhecer as diferentes formas de relações de poder inter e intragrupos sociais na América colonial;
- Desenvolver no aluno competência didática para o ensino escolar da História da América.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BETHELL, Leslie [org.]. História da América Latina (Vol. I): América Latina Colonial. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fund. Alexandre Gusmão, 1998. BETHELL, Leslie [org.]. História da América Latina (Vol. II): América Latina Colonial. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fund. Alexandre Gusmão, 1999. TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1993. WASSERMAN, Cláudia (Org.). História da América Latina: Cinco Séculos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • CARDOSO, Ciro F. S. O Trabalho na América Latina Colonial. São Paulo: Ática, 1988. FAVRE, Henri. A Civilização Inca. Rio de Janeiro: J.Zahar, 1987. GENDROP, Paul. A Civilização Maia. Rio de Janeiro: J.Zahar, 1987. RÉMOND, René. História dos Estados Unidos. São Paulo: Martins Fontes, 1989. SOUSTELLE, Jacques. A Civilização Asteca. Rio de Janeiro: J.Zahar, 1987.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA DA AMÉRICA I História (Licenciatura - Noturno)

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