Nome da Atividade
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
CÓDIGO
10910046
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Abordagem dos aspectos históricos, teórico-conceituais e metodológicos da
educação patrimonial, avaliando seus diferentes campos de atuação
(arqueologia, museologia, ensino, turismo), por meio da análise e
interpretação de estudos de caso. Introdução aos conceitos sobre patrimônio
cultural (recomendações internacionais e legislação nacional,
material/tangível e imaterial/intangível), tratando da necessária inserção
destes conceitos no desenvolvimento de programas de educação patrimonial.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir as formas de implementação de programas de Educação Patrionial.

Conteúdo Programático

1. Conceitos e legislação sobre patrimônio cultural
2. Aspectos históricos, teórico-conceituais e metodológicos da educação
patrimonial
3. Programas de Educação Patrimonial e as fases de licenciamento ambiental4. Programas de Educação Patrimonial na valorização do patrimônio
5. Análise e interpretação de estudos de caso

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SOARES, André Luis Ramos; KLAMT, Sérgio Célio. (org.) Educação patrimonial: teoria e prática. Santa Maria: Editora da UFSM, 2008.
  • CERQUEIRA, Fábio Vergara; MACIEL, Luísa Lacerda; ZORZI, Marciana; SCHWANTZ, Jezuina. Entre o passado e o presente: um encontro com a memória através dos objetos. Cadernos do CEOM, ano 20, n. 26 (Dossiê Educação Patrimonial). Chapecó (SC): Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina; Unochapecó, 2007.
  • CERQUEIRA, Fábio Vergara et. al. Turminha do patrimônio: uma aventura arqueológica. Pelotas: LEPAARQ/UFPEL; Instituto de Memória e Patrimônio (IMP), 2007.
  • CERQUEIRA, Fábio Vergara. Patrimônio cultural, escola, cidadania e desenvolvimento sustentável. Diálogos, v. 9, n. 1, (Dossiê Patrimônio Cultural). Maringá, 2005.
  • FUNARI, Pedro Paulo; PIÑON, Ana. Contando as crianças sobre o passado no Brasil. Cadernos do LEPAARQ, vol. 1, n. 1. Pelotas: Editora e Gráfica da UFPEL, 2004.
  • HORTA, Maria de L. P.; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/ Museu Imperial, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • DIÁLOGOS, v. 9, n. 1 (Dossiê Patrimônio Cultural). Maringá: Departamento de História; Programa de Pós-Graduação em História, 2005.
  • CADERNOS DO CEOM, ano 20, n. 26 (Dossiê Educação Patrimonial). Chapecó (SC): Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina; Unochapecó, 2007.
  • MILDER, Saul Eduardo Seiguer (org.). Educação Patrimonial: perspectivas. Santa Maria: UFSM/LEPA.
  • CERQUEIRA, Fábio Vergara. Educação Patrimonial na escola: por que e como? In: CERQUEIRA, Fábio Vergara et. al. Educação Patrimonial: perspectivas multidisciplinares. Pelotas: Instituto de Memória e Patrimônio; Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultura (UFPEL), 2008.
  • MACHADO, Maria Beatriz Borba Pinheiro. Educação Patrimonial: orientações para os professores do ensino fundamental e médio. Caxias do Sul: Maneco, 2004.
  • CIÊNCIAS & LETRAS, n. 27 (Dossiê Educação e Patrimônio HistóricoCultural). Porto Alegre: FAPA, 2000.

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