Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE ANTROPOLOGIA I
CÓDIGO
10910074
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Propor uma reflexão crítica sobre o papel da/do antropóloga/antropólogo em contextos de conflito e de violência. Refletir teoricamente sobre estes conceitos a partir de uma perspectiva multidisciplinar, como foco na Antropologia. Trazer para a discussão temas como: a relação entre Estado e violência, direitos humanos, escravidão em diferentes temporalidades, relações interétnicas na formação do Estado. Pensar na prática as relações raciais no Rio Grande do Sul a partir de um estudo de caso interventivo na periferia de Pelotas, por meio de uma abordagem diacrônica e sincrônica. Compreender na localidade escolhida a diversidade de interesses locais e globais que configuram a particularidade do conflito e formas de violência.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Discutir temas vinculados ao eixo teórico e metodológico selecionados ad hoc pelo/a professor/a encarregado/a;Específico:
- A construção dos objetivos específicos da disciplina dar-se-á de acordo com ao eixo teórico e metodológico selecionados ad hoc pelo/a professor/a encarregado/a;
Conteúdo Programático
A combinar
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dulmará, 1994.
- RIFIOTIS, Theóphilos. Violência e poder: avesso do avesso? FREIRE NOBRE, Renarde (org.). O poder no pensamento social: dissonâncias do mesmo tema. Belo Horizonte: Editora UFMG/Capes, pp. 153-173, 2008.
- DAS, Veena. O ato de testemunhar: violência, gênero e subjetividade. Cadernos Pagu, Campinas, v. 37, p. 9-41, 2011.
- FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.
Bibliografia Complementar:
- A Bibliografia será informada oportunamente pelo professor encarregado pelo seminário, de acordo com os estudos temáticos a serem desenvolvidos.