Nome da Atividade
SEMINÁRIOS SOBRE TÓPICOS ESPECIAIS DA FÍSICA II
CÓDIGO
11090103
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Elaboração e apresentação de seminários, pequenos cursos e textos sobre a utilização da Física para descrever artefatos da nossa cultura, estimulando a diversificação das práticas pedagógicas dos professores em formação, com vistas à conscientização ambiental, a inclusão e a interdisciplinaridade, estimulando o desenvolvimento da capacidade de expressão escrita e oral. Serão explorados os conteúdos de Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna.
Objetivos
Objetivo Geral:
A disciplina visa estimular o desenvolvimento da capacidade de expressão oral e escrita dos professores em formação, incorporando na prática pedagógica destes o uso de recursos como vídeos, animações, simulações e pequenos experimentos ilustrativos. Serão desenvolvidos seminários ou pequenos cursos, em nível de profundidade para estudantes da Educação Básica, que expliquem o funcionamento de artefatos da nossa cultura e fenômenos naturais, explorando os conteúdos de Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna. Também é objetivo da disciplina estimular a reflexão dos professores em formação sobre os impactos que estes artefatos da nossa cultura têm sobre o meio ambiente.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HEWITT, Paul G. Física conceitual. 12. Porto Alegre Bookman, 2015. Recurso online.
- WALKER, Jearl. O circo voador da física. 2. Rio de Janeiro LTC, 2008. Recurso online.
- CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; RICARDO, Elio Carlos; SASSERON, Lúcia Helena; SANTOS, Maria Lúcia Vital dos. Ensino de Física (Coleção Ideias em Ação). São Paulo: Cengage Learning, 2018. Recurso online.
- SCARINCI, Anne Louise; DIAS, Valéria Silva; CANO, Márcio Rogério de Oliveira (coord.). A reflexão e a prática no Ensino Médio – v. 8 - Física. São Paulo: Blucher, 2017. Recurso online.
- TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros, V.2 eletricidade e magnetismo, ótica. 6. Rio de Janeiro LTC, 2009. Recuso online.
- TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros, V.3 física moderna. 6. Rio de Janeiro LTC, 2009. Recurso online.
Bibliografia Complementar:
- BLOOMFIELD, Louis A. How Things work: the physics of everyday life. New York: John Wiley & Sons, 1996. 706 p.
- EISBERG, Robert M. Fundamentos da Física Moderna. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1979.
- EISBERG, Robert; RESNICK, Robert. Física Quântica. Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
- BEISER, Arthur. Conceitos de física moderna. São Paulo: Polígono, 1969. 458 p.
- YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física III: Eletromagnetismo. 12. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2008.
- YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física IV: Ótica e Física Moderna. 12. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2008.
- TELLES, Dirceu D'Alkmin. Física com aplicação tecnológica, Vol 3: Eletrostática, Eletricidade, Eletromagnetismo e fenômenos de superfícies. São Paulo, Blucher, 2016. Recurso online.
- FEYNMAN, Richard. Lições de física, 3 v. a edição do novo milênio. 2. Porto Alegre: ArtMed. 2019. Recurso online.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. Revista Brasileira de Ensino de Física. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/. Acesso em: 03 set. 2021.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Disponível em: ttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica. Acesso em: 03 set. 2021.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
SEMINÁRIO SOBRE TÓPICOS ESPECIAIS DA FÍSICA II | Física (Licenciatura) |