Nome da Atividade
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
CÓDIGO
1110104
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Design da Interação. Estilos de Interação. Dispositivos de Interação. Modelos de Projeto de Interface de Usuário. Design Emocional. Usabilidade. Comunicabilidade. Acessibilidade. Interatividade. Prototipação. Experiência de Usuário. Ferramentas para Avaliação de Interfaces de Usuário.
Objetivos
Objetivo Geral:
disciplina tem por objetivo instrumentalizar o aluno através dos princípios e das técnicas para projetar interfaces de usuário. Em, especial, identificar, descrever e comparar modelos, técnicas e ferramentas de Interação Humano Computador. Além disso, a disciplina deve oportunizar ao aluno situações práticas de design para desenvolver habilidades para condução e avaliação de projetos em IHC.Conteúdo Programático
1. Introdução
• Interação
• Interação Humano Computador
• Estilos de Interação
2. Design da Interação
• Design Emocional
– Processamento Humano
– Modelagem de Usuário
• Projeto de Interface de Usuário
– Diálogo Usuário-Sistema
– Look and Feel
– Modelos de Navegação
– Dispositivos de Interação
– Prototipação
3. Avaliação de Interfaces
• Experiência de Usuário
• Usabilidade
• Comunicabilidade
• Acessibilidade.
• Interação
• Interação Humano Computador
• Estilos de Interação
2. Design da Interação
• Design Emocional
– Processamento Humano
– Modelagem de Usuário
• Projeto de Interface de Usuário
– Diálogo Usuário-Sistema
– Look and Feel
– Modelos de Navegação
– Dispositivos de Interação
– Prototipação
3. Avaliação de Interfaces
• Experiência de Usuário
• Usabilidade
• Comunicabilidade
• Acessibilidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- NIELSEN, J. Usability Engineering. San Diego, CA, USA: Academic Press, 1993.
- SHNEIDERMAN, Ben, PLAISANT, Catherine. Designing The User Interface Strategies For Effective Human- Computer Interaction. 5a Ed. Addison Wesley, 2009
- SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 6a ed. . Addilson Wesley 2004 (592p)
- PREECE, Jennifer, ROGERS ,Yvonne & SHARP,Helen. Design de interação além da informação homem-computador. Porto Alegre: Bookman (2005)
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA, S. D. J. , SILVA, B. S. Interação Humano-Computador. Elsevier, 2010.
- NIELSEN, Jakob. HOA, Loranger. Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007. 406 p.
- NORMAN, D. The Design of Everyday Things. New York: Basic Books (1998)
- NORMAN, D. Emotional Design. New York: Basic Books (2004)
- ANDERSON, Stephen. Seductive Interaction Design. Berkeley: New Riders (2011)