Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III
CÓDIGO
11260005
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo de modelos experimentais de ensino de Matemática do Ensino Médio. Experimentação de diferentes estratégias para o ensino de Matemática em grupos de alunos de Nível Médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

O aluno deverá manusear, criar, confeccionar, analisar e avaliar materiais concretos utilizados no ensino da Matemática. Além disso, deverá realizar pesquisa bibliográfica referente a materiais pedagógicos que envolvem a construção do conhecimento matemático e desenvolver atividades de laboratório.

Conteúdo Programático

Estratégias para levar estudantes do Nível Médio de Ensino à construção de conceitos matemáticos, à representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas. Os tópicos a serem explorados serão conteúdos referentes aos currículos do Ensino Médio definidos em conjunto com os alunos das disciplinas de acordo com os interesses destes.

Questionamentos sobre o ensino de Matemática
os problemas no ensino de matemática
as dificuldades e a importância de ensinar matemática
os conteúdos e as estratégias de ensino-aprendizagem
a interdisciplinaridade
ser professor de matemática

Aspectos do processo de ensino
planejamento de atividades
experimentação de estratégias
regulação do processo de ensino
avaliação da aprendizagem

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOYER, C. História da matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974
  • BROUGERE, G. Jogo e Educação. Ed. ARTMED
  • D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade a ação. Campinas: Editora UNICAMP, 1986
  • DIENES, Z. P. e GOLDING, E. W. Conjuntos, Números e Potências. Ed EPU
  • DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Exploração do espaço e prática de medição. Col. Os primeiros passos em matemática –Vol 3. (Trad. de Oclide José Dotto) São Paulo: Ed. Herder, 1969.
  • DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Lógica e jogos lógicos. Col. Os primeiros passos em matemática -Vol. 1. (Trad. de Oclide José Dotto, rev. E adapt. De Ormil Alves Pilatti). São Paulo: Ed. Herder, 1969
  • CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. São Paulo: Ed. Vozes, 1982
  • CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.
  • FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006
  • KNIJNIK, Gelsa (org.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004
  • LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.
  • LIMA, Elon Lages. Medida em geometria. Coleção do professor de matemática. Sociedade Brasileira de Matemática.
  • Parâmetros Curriculares Nocionais –Vol. 3 -Matemática (5a a 8a).MEC
  • SINGER, Naomi E. & Miller, Matthew J.. Atividades educacionais I. Trad. de Marta Malvezzi Leal. São Paulo: Madras Ed. Ltda, 2002

Bibliografia Complementar:

  • BRETTAS, Luiz Alberto. Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática. Tese de Doutorado em Mídia e Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis : UFSC, 2005.
  • CARRAHER, Terezinha Nunes (org.). Aprender pensando. Recife: SEC/UFPe, 1985.
  • CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141
  • FERREIRA, André Luis Andrejew. Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química. Tese de Doutorado em Informática na Educação. Programa de Pós-graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
  • FONSECA, Márcia Souza da. Sobre a matematização do mundo e a desmundanização matemática. Tese de Doutorado Em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2005
  • GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora UFPR, 1992. 105p
  • KOTHE, Siegfried. Pensar é divertido. São Paulo: E.P.U., 1970.
  • LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes médicas, 1988.
  • LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade; uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1987
  • PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.
  • PIMENTA, Selma Garrido & GONÇALVES, Carlos Luiz. Revendo o ensino de 2ºgrau; propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990
  • PONTE J. P, BROCADO, J e OLIVEIRA, H. Investigações matemática em Sala de Aula. Ed. Autêntica.
  • ZERMIANI, Vilma J. Álgebra; brincando, redescobrindo, compreendendo. Blumenau: Editora da FURB, 1987.

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