Nome da Atividade
TRABALHO DE CAMPO I
CÓDIGO
11260006
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
85
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
85
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Vivência da realidade do trabalho de professor de matemática no nível do Ensino Fundamental. Experiências de observação, co-participação e docência supervisionadas, integrando atuação e reflexão. Planejamento e execução de aulas experimentais de Matemática em escolas da região de Pelotas. Elaboração de projeto de ensino de Matemática no nível do Ensino Fundamental para executar na disciplina de Estagio de Matemática I.
Objetivos
Objetivo Geral:
Elaborar estratégias didáticas para o ensino de matemática. Experimentar métodos didáticos estudados nas disciplinas de Laboratório de Ensino de Matemática I e II para o ensino fundamental com grupos de alunos de escolas da rede. Elaborar avaliação das atividades e de seus aproveitamentos pelos alunos.Conteúdo Programático
Observação do cotidiano de um professor de matemática no Nível Fundamental
Orientação educacional na Escola
Orientação pedagógica na Escola
Administração escolar
Regimento escolar
Projeto Pedagógico da Escola
Normas de convivência escolar
Planos de estudos do professor
Reunião de conselho de classe
Reunião do conselho Escolar
Acompanhamento de aulas do professor
Investigação sobre a realidade dos alunos com os quais será realizada a experiência didática
Experiências de ensino de tópicos de matemática para alunos do Ensino Fundamental
Projeto de ensino de matemática para a disciplina de Prática de Ensino I
Orientação educacional na Escola
Orientação pedagógica na Escola
Administração escolar
Regimento escolar
Projeto Pedagógico da Escola
Normas de convivência escolar
Planos de estudos do professor
Reunião de conselho de classe
Reunião do conselho Escolar
Acompanhamento de aulas do professor
Investigação sobre a realidade dos alunos com os quais será realizada a experiência didática
Experiências de ensino de tópicos de matemática para alunos do Ensino Fundamental
Projeto de ensino de matemática para a disciplina de Prática de Ensino I
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos I – Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.
- CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.
- FREIRE, P. e SCHOR, Ira. Medo e Ousadia, o cotidiano do professor. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986.
- LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988
- LOPES, Celi e NACARATO, Adair (org). Escrituras e Leituras na educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.
- MACHADO, Silvia Dias et. al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999.
- MOREIRA, Plínio e DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor, licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.
- PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise de influência francesa. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.
- SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto. Editora Porto, 1998.
Bibliografia Complementar:
- Livros didáticos de matemática para o Nível Fundamental
- Revista Educação Matemática. São Paulo: Editora Módulos.
- Revista Método. São Paulo: Atual Editora.
- Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM