Nome da Atividade
				TECNOLOGIAS AVANÇADAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
				CÓDIGO
				11260008
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Análise de aplicativos de informática para o ensino de matemática nos ensinos fundamental e média. Recursos de informática para o ensino profissionalizante. Calculadoras, aplicativos, computadores e multimídia. Adaptação de aplicativos científicos para os ensinos fundamental e médio. Planejamento, execução e análise de aulas experimentais de Matemática utilizando tecnologias avançadas no ensino de matemática. Experimentação de diferentes estratégias de ensino de Matemática em grupos especiais de alunos. Elaboração de relatórios sobre os experimentos.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Prover o aluno de habilidades no uso de tecnologias em salas de aula para o ensino de Matemática, bem como de condições para que possam avaliar programas de matemática para microcomputadores no que diz respeito a seus aspectos ergonômicos mais diretos e a sua aplicabilidade como ferramenta auxiliar em aulas de matemática. Propiciar ao aluno condições de desenvolver sua capacidade de dedução, bem como desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e organizado, desenvolver seu espírito crítico e criativoConteúdo Programático
Análise de aplicativos de informática para o ensino de Matemática
Recursos de informática para o ensino profissionalizante
Computadores e multimídia
Adaptação de aplicativos científicos para os Níveis Fundamental e Médio de Ensino
Experimentação de diferentes estratégias de ensino de matemática em grupos especiais de alunos
Aulas de Matemática utilizando sistemas computacionais
Execução de aula(s) experimental(ais) de matemática usando microcomputadores
					Recursos de informática para o ensino profissionalizante
Computadores e multimídia
Adaptação de aplicativos científicos para os Níveis Fundamental e Médio de Ensino
Experimentação de diferentes estratégias de ensino de matemática em grupos especiais de alunos
Aulas de Matemática utilizando sistemas computacionais
Execução de aula(s) experimental(ais) de matemática usando microcomputadores
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARRAHER, D. W., Aprendizagem de Conceitos Matemáticos com o Auxilio do Computador. São Paulo, Cortez Editora, 1992
 - LÉVY, P As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004
 - MORAES, Raquel de Almeida, Informática da Educação, Rio de Janeiro, DP&A editora, 2000
 
Bibliografia Complementar:
- MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. Paulinas
 - PAPERT, S., AMáquina das Crianças: repensando a escola na era da informática, Tradução Sandra Costa, Porto Alegre (RS), ArtMed editora, 1994.
 - WEISS, Alba Maria Lemme e CRUZ, Maria Lúcia Reis Monteiro, A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem, Rio de Janeiro, DP&A editora, 2001
 - SANCHO, Juana M. (org.), Para uma Tecnologia Educacional, Porto Alegre, ArtMed editora, 1998.
 - VALENTE, J.A. e VALENTE, A. B., Logo: conceitos, licação e projetos, São Paulo, MgrawHill, 1988.
 - VALENTE, J.A., Diferentes Usos do Computador na Educação, in JoséArmando Valente (Ed) Computadores e Conhecimento: repensando a educação, pp. 1-23, NIED, Unicamp, 1993.