Nome da Atividade
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA I
CÓDIGO
11260010
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise de currículos do Ensino Fundamental. Avaliação de programas, projetos e livros-texto de matemática do Ensino Fundamental. Discussão de formas de apresentação dos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental. Elaboração e Execução de aulas experimentais. Estudos das relações de conceitos de matemática com outras áreas do conhecimento no nível do Ensino Fundamental e com conceitos de matemática do Ensino Médio. Leitura de artigos em revistas de educação matemática e redações de textos para o Ensino Fundamental.
Objetivos
Objetivo Geral:
Discutir os conteúdos e os aspectos metodológicos de Matemática do Ensino Fundamental e sua importância para o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes.Incentivar o desenvolvimento de análises críticas de livros didáticos.
Refletir sobre as interações entre a Matemática e os aspectos sociais, filosóficos e técnicos da vida comum.
Conhecer e desenvolver os conteúdos do ensino fundamental.
Adquirir habilidade no preparo de uma unidade didática e na pesquisa de recursos didáticos para o seu desenvolvimento
Conteúdo Programático
Estudo sobre os objetivos do ensino de Matemática.
A Matemática na História e na Sociedade.
Exame da situação atual do Ensino da Matemática na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
Planejamento didático na Escola Fundamental.
Estudo breve de diversos métodos de ensino e critérios de avaliação.
O ensino da Álgebra na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
O ensino da Aritmética na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
O ensino da Geometria na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
Análise e crítica de recursos didáticos.
Desenvolvimento e execução de aulas experimentais para o Nível Fundamental de ensino.
Uso de recursos tecnológicos, suas vantagens e limitações.
A Matemática na História e na Sociedade.
Exame da situação atual do Ensino da Matemática na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
Planejamento didático na Escola Fundamental.
Estudo breve de diversos métodos de ensino e critérios de avaliação.
O ensino da Álgebra na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
O ensino da Aritmética na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
O ensino da Geometria na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
Análise e crítica de recursos didáticos.
Desenvolvimento e execução de aulas experimentais para o Nível Fundamental de ensino.
Uso de recursos tecnológicos, suas vantagens e limitações.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.
- CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141.
- PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.
Bibliografia Complementar:
- Livros didáticos de matemática para o Nível Fundamental.
- Revista Educação Matemática. São Paulo: Editora Módulos
- Revista Método. São Paulo: Atual Editora
- Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM