Nome da Atividade
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260013
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise de artigos sobre pesquisa no ensino de Matemática. Análise de dissertações de mestrado e de teses de doutorado na área do ensino de Matemática. Pesquisa no ensino da Matemática: quantitativa e qualitativa. Elaboração de Projetos de Pesquisa. Elaboração de artigos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Preparar o aluno para seu possível envolvimento em projetos de pesquisa, ensino e extensão em matemática.Conteúdo Programático
Pesquisa em Ensino de Matemática
Pesquisa em ensino vs pesquisa em ensino de matemática
Análise quantitativa vs análise qualitativa
Limitações e possibilidades de pesquisa em ensino de Matemática
Estudo de pesquisas específicas
Seleção de material bibliográfico - relatórios, dissertações e teses - sobre pesquisas em ensino de matemática
Avaliação do material selecionado
Relevância para o ensino em geral
Envolvimento da área da matemática
Adequação do texto aos objetivos da disciplina de IPEM
Pesquisa quantitativa
Amostragem utilizada e cálculos estatísticos elaborados x conclusões da pesquisa
Identificação de alternativas possíveis para o trabalho feito
Pesquisa qualitativa
Argumentação utilizada x referências apresentadas
Argumentação e informações apresentadas x conclusões
Possibilidades de extensão para pesquisa quantitativa
Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática
Objetivos
Estabelecimento de tema específico
Especulação x busca de dados
Método
Escolha método e instrumentos
Levantamento de informações : qualitativas x quantitativas
Manipulação de informações : descrições e inferências
Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra
Estabelecimento de cronograma de trabalho.
Pesquisa em ensino vs pesquisa em ensino de matemática
Análise quantitativa vs análise qualitativa
Limitações e possibilidades de pesquisa em ensino de Matemática
Estudo de pesquisas específicas
Seleção de material bibliográfico - relatórios, dissertações e teses - sobre pesquisas em ensino de matemática
Avaliação do material selecionado
Relevância para o ensino em geral
Envolvimento da área da matemática
Adequação do texto aos objetivos da disciplina de IPEM
Pesquisa quantitativa
Amostragem utilizada e cálculos estatísticos elaborados x conclusões da pesquisa
Identificação de alternativas possíveis para o trabalho feito
Pesquisa qualitativa
Argumentação utilizada x referências apresentadas
Argumentação e informações apresentadas x conclusões
Possibilidades de extensão para pesquisa quantitativa
Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática
Objetivos
Estabelecimento de tema específico
Especulação x busca de dados
Método
Escolha método e instrumentos
Levantamento de informações : qualitativas x quantitativas
Manipulação de informações : descrições e inferências
Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra
Estabelecimento de cronograma de trabalho.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CERVO, A. L., BERVIAN, P. A.. Metodologia científica. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1983
- FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006
- LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1983
- LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1985.
Bibliografia Complementar:
- VERA, A. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Ed. Globo, 1976.
- BARROS, A. J. P. & LEHFELD, N. A. S.. Fundamentos de Metodologia. São Paulo : Ed. McGraw-Hill do Brasil
- COSTA, M. Vorraber (Org.); NETO, Alfredo Veiga ... [et al]. Caminhos investigativos II –Outros métodos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002