Nome da Atividade
ESTÁGIO I
CÓDIGO
11260038
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple os anos finais do ensino fundamental, observando as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):

Compreender a realidade de uma escola da educação básica que contemple os anos finais do ensino
fundamental a partir da convivência com a comunidade escolar.

Objetivo(s) Específico(s):

- Vivenciar e observar as rotinas dos diversos espaços dentro da escola (secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca, sala de aula, etc);

- Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola;

- Participar de/observar Conselho(s) de Classe;

- Planejar e implementar atividades matemáticas (oficinas, jogos matemáticos) para a comunidade na escola;

- Compartilhar o espaço de uma sala de aula com, pelo menos, um professor da escola;

- Organizar e elaborar um relatório de prática sobre a atividade implementada junto à comunidade escolar e sobre a docência compartilhada.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
  • LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. rev. Campinas: Autores Associados, 2010. 140 p. (Formação de Professores) ISBN 9788574961545
  • NACARATO, A. M. A Formação do Professor que Ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica. ISBN 9788582178782 [Livro eletrônico]

Bibliografia Complementar:

  • CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575262542
  • DAVID, M. M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582170885 [Livro eletrônico]
  • NACARATO, A. M. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582179086 [Livro eletrônico]
  • PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez. ISBN 9788524905339
  • SMOLE, K. S. Cadernos do Mathema ensino fundamental: jogos de matemática de 6º a 9º ano. v.2. Porto Alegre: ArtMed. ISBN 9788536311487 [Livro eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TRABALHO DE CAMPO I Matemática (Licenciatura - Noturno)
TRABALHO DE CAMPO I Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 22/11/2024 04:16:07 (consulta levou 0,113998s)