Nome da Atividade
ESTÁGIO II
CÓDIGO
11260039
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Experenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar, compreensão da organização e do planejamento escolar. Planejamento, execução e avaliação de atividades docentes de acordo com a legislação vigente (BNCC)
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Observar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da educação básica.
Objetivo(s) Específico(s):
- Observar aulas em uma turma dos anos finais do ensino fundamental;
- Planejar aulas de matemática com conteúdos adequados para os anos finais do ensino fundamental a partir do contexto observado e experimentado com o professor titular da turma e em acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Lecionar matemática em uma turma dos anos finais do ensino fundamental;
- Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício docente;
- Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades realizadas no estágio.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
- LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados. (Formação de Professores) ISBN 9788574961545
- NACARATO, A.M. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica. ISBN 9788582178782 [Livro eletrônico]
Bibliografia Complementar:
- CHAMBERS, P. Ensinando matemática para adolescentes. Porto Alegre Penso. ISBN 9788584290260 [Livro eletrônico]
- HUETE, J. C. S. O ensino da matemática fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre ArtMed. ISBN 9788536308395 [Livro eletrônico]
- KRAUSE, Ester velar. O Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de Matemática: um estudo sobre a formação de futuros professores. Dissertação (Mestrado de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação/UFPEL. Disponível em:
- LEITE, V. C. A constituição do eu-docente ma formação inicial através dos Estágios Supervisionados. Tese de doutorado em Educação – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em:
- PAIS, L. C. Ensinar e aprender matemática. São Paulo Autêntica [Livro eletrônico]
- PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002. 200 p. ISBN 9788524905339
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 6 | 14 |
Matemática (Licenciatura) Matemática (Licenciatura - Noturno) |
CARLA DENIZE OTT FELCHER Professor responsável pela turma ROZANE DA SILVEIRA ALVES Professor Regente |
M2 | 2024 / 2 | 5 | 5 |
Matemática (Licenciatura - Noturno) |
Marta Cristina Cezar Pozzobon Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA I | Matemática (Licenciatura - Noturno) |
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA I | Matemática (Licenciatura) |