Nome da Atividade
ESTÁGIO III
CÓDIGO
11260041
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple o ensino médio, observando as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):

Compreender a realidade de uma escola da educação básica que contemple o ensino médio a partir da convivência com a comunidade escolar.

Objetivo(s) Específico(s):

- Vivenciar e observar as rotinas dos diversos espaços dentro da escola (secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca, sala de aula, etc);

- Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola;

- Participar de/observar Conselho(s) de Classe;

- Planejar e implementar atividades matemáticas (oficinas, jogos matemáticos) para a comunidade na escola;

- Compartilhar o espaço de uma sala de aula com, pelo menos, um professor da escola;

- Organizar e elaborar um relatório de prática sobre a atividade implementada junto à comunidade escolar e sobre a docência compartilhada.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados. (Formação de Professores) ISBN 9788574961545
  • NACARATO, A.M. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica. ISBN 978858217878 [Livro eletrônico]
  • POSAMENTIER, Alfred S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH. ISBN 9788580553680 [Livro eletrônico]

Bibliografia Complementar:

  • CURY, H.N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica. (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575262542
  • DAVID, M.M.M.S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582170885 [Livro eletrônico]
  • NACARATO, A.M. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582179086 [Livro eletrônico]
  • PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez. ISBN 9788524905339
  • SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: ArtMed. ISBN 9788536317281 [Livro eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TRABALHO DE CAMPO II Matemática (Licenciatura - Noturno)
TRABALHO DE CAMPO II Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 22/11/2024 04:12:55 (consulta levou 0,116489s)