Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
CÓDIGO
11260050
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo sobre Educação Matemática e Inclusão, abordando os conceitos de Educação Matemática na perspectiva inclusiva, contemplando reflexões sobre diferentes sujeitos e os cenários inclusivos para o ensino e a aprendizagem Matemática.
Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar e refletir sobre Educação Matemática e Inclusão, abordando os conceitos de Educação Matemática na perspectiva inclusiva, contemplando reflexões sobre diferentes sujeitos e os cenários inclusivos para o ensino e a aprendizagem Matemática.Conteúdo Programático
Educação Matemática Inclusiva.
Os sujeitos da Educação Matemática Inclusiva
Desenvolvimento de cenários inclusivos para aprendizagem da Matemática.
Os sujeitos da Educação Matemática Inclusiva
Desenvolvimento de cenários inclusivos para aprendizagem da Matemática.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARALDI, I. M.; RIOS, D. F. (Orgs.). Uma ciranda da Educação Matemática (Inclusiva): diálogos diversos. (no prelo).
- KRANZ, C. R. O Desenho Universal Pedagógico na Educação Matemática Inclusiva. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
- MANRIQUE, A. L.; MARANHÃO, M. C. S. de A.; MOREIRA, G. E. (Org). Desafios da Educação Matemática Inclusiva: formação de professores. Vol I. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
Bibliografia Complementar:
- MANRIQUE, A. L.; MARANHÃO, M. C. S. de A.; MOREIRA, G. E. (Org). Desafios da Educação Matemática Inclusiva: práticas. Vol II. São Paulo: Livraria da Física, 2016
- NOGUEIRA, C. M. I. (Org). Surdez, inclusão e matemática. Curitiba: CRV, 2013.
- ROSA, F. M. C.; BARALDI, I. M. (Orgs.). Educação Matemática Inclusiva: estudos e percepções. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2018.