Nome da Atividade
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I
CÓDIGO
11260060
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo de temas da História da Matemática: aspectos teórico-metodológicos da produção científica na área; as origens da contagem; a Matemática na Antiguidade Clássica; a decadência da Matemática na Europa no início da Idade Média e as contribuições e influências de diferentes povos não europeus. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).
Objetivos
Objetivo Geral:
• Construir uma visão-síntese do processo histórico da Matemática da origem da contagem até o início da Idade Média;• Desenvolver reflexão e crítica a respeito das origens da contagem;
• Desenvolver reflexão e crítica a respeito da Matemática nos diferentes povos da Antiguidade;
• Ampliar o entendimento sobre a Matemática, em perspectiva histórica, na Antiguidade Clássica (Matemática na Grécia);
• Compreender a decadência da Matemática na Europa no início da Idade Média e o desenvolvimento da Matemática no Oriente;
• Problematizar os usos da História da Matemática, na demarcação temporal da disciplina, como auxiliar didático na Educação Básica.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SAD, L. A.; SILVA, C. M. S. Reflexões Teórico-metodológicas para Investigações em História da Matemática. Bolema. Rio Claro (SP), a. 21, n. 30, p. 27-46, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1788
- GERDES, P. Sobre a Origem Histórica do Conceito de Número. Bolema, Rio Claro –SP, v. 4, n. ESPECIAL 1, 1989. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10777
- GONÇALVES, C. H. B.; POSSANI, C. Revisitando a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga. Matemática Universitária, v. 47, p. 16-24, 2010. Disponível em: https://rmu.sbm.org.br/wpcontent/uploads/sites/27/2018/03/n47_Artigo02.pdf
Bibliografia Complementar:
- ALMEIDA, M. de C. Talhas numéricas e o antigo testamento. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 119-139, 2020. Disponível em https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/252
- FOSSA, J. A.; FIGUEREDO DOS ANJOS, M. Sobre a incompatibilidade dos números negativos com o conceito grego de Ảrithmós. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 163-171, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2007v7n14163-171. Disponível em https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/189
- GONÇALVES, C. H. B. Observações sobre A Tradução de Textos Matemáticos Cuneiformes. Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 38, p. 1-15, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4590
- GONÇALVES, C. H. B. Notas sobre a Recepção da Matemática Mesopotâmica na Historiografia. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 14, n. 3, p. 322-335, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12762
- MIGUEL, A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3. Ed. São Paulo: Autêntica, 2019. [Livro eletrônico].
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | Matemática (Licenciatura) |