Nome da Atividade
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA II
CÓDIGO
11260063
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
5
Ementa
Estudo de temas da História da Matemática: história da Matemática na Idade Média; disciplinarização e a constituição das subáreas da Matemática na Modernidade; a Matemática no século XX; institucionalização da Matemática no Brasil. Discussões sobre Diferença e Igualdade de Gênero (Mulheres nas Ciências e na Matemática). Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).
Objetivos
Objetivo Geral:
Construir uma visão-síntese do processo histórico da Matemática a partir da Idade Média à contemporaneidade.● Desenvolver reflexão e crítica a respeito da História da Matemática na Idade Média;
● Ampliar o entendimento sobre a disciplinarização da Matemática e a constituição de suas subáreas na Modernidade;
● Ampliar o entendimento sobre a Matemática no século XX;
● Conhecer alguns aspectos da História da Matemática no Brasil;
● Problematizar os usos da História da Matemática, na demarcação temporal da disciplina, como auxiliar didático na Educação Básica.
• Problematizar a Diferença e Igualdade de Gênero nas Ciências e na Matemática.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRITO, A. A. J. Matemática na Idade Média: entre o místico e o científico. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], p. 12, 2020. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/292. Acesso em: 22 set. 2022.
- BRITO, A. J. O ensino de matemática no século XVII: entre a religião e as disputas político-econômicas. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 11–35, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646608
- KHARLAMOVA, V. I.; MALONEK, H. R.; SANTOS, S. R. A. O papel das revistas científicas na internacionalização da matemática. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 53-67, 2020. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/44
Bibliografia Complementar:
- ARANTES SAD, L. Problemas Epistemológicos no período de emergência do cálculo infinitesimal. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 65-91, 2020. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/261
- MELO, C. I. B. de. Relações de gênero na matemática: o processo histórico-social de afastamento das mulheres e algumas bravas transgressoras. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 189–200, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/34424
- OLIVEIRA, Z. V.; HADDAD, T. A. S. Adriaan van Roomen e sua Correspondência: desafios e controvérsias matemáticas no século XVI. Revista Brasileira de História da Matemática, [S.I.], v.18, n. 36, p. 77-115, 2022. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/20
- OLIVEIRA, Z. V.; SILVA, I. C. da; GODOY, K. V. As Classificações das Matemáticas de John Dee e Adriaan Van Roomen: Um Estudo Sobre a Organização dos Conhecimentos Matemáticos nos Séculos XVI e XVII. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 52-80, 2021. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/357.
- SOUTO, Romélia Mara Alves. Cinema e história da matemática: entrelaços possíveis. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2013. 138p.