Nome da Atividade
S.A.: Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria dos Campos Conceituais
CÓDIGO
11260098
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer, analisar e refletir sobre diferentes aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel e da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud.

Conteúdo Programático

Teoria da Aprendizagem Significativa: David Ausubel, conceitos, aplicações.
Teoria dos Campos Conceituais: Gérard Vergnaud, conceitos, aplicações.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • VERGNAUD, Gérard. A Criança, a Matemática e a Realidade. Curitiba: Editora da UFPR, 2009.
  • MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a Teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • BITTAR, Marilena; MUNIZ, Cristiano Alberto. A aprendizagem matemática na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Curitiba: CRV, 2009.
  • SANTOS, Julio Cezar Furtado dos. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.
  • ZANELLA, Marli Schmidtt; BARROS, Rui Marcos de Oliveira. Teoria Dos Campos Conceituais: Situações problemas da estrutura aditiva e multiplicativa de naturais. Curitiba: CRV: 2014.
  • Aprendizagem Significativa em Revista. ISSN: 2238-3905. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 2 16 7
Educação Matemática (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
RITA DE CÁSSIA DE SOUZA SOARES RAMOS
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
S.A.: Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria dos Campos Conceituais Educação Matemática (Mestrado acadêmico)

Página gerada em 11/09/2025 07:35:52 (consulta levou 0.156789s)