Nome da Atividade
ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS
CÓDIGO
11270027
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudar o pensamento matemática e a história da matemática, de forma a contribuir na constituição da docência.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar o pensamento matemática e a história da matemática, de forma a contribuir na constituição da docência.Conteúdo Programático
Pensamento Matemático.
Evolução Cronológica da Matemática.
Linha do tempo com fatos históricos, fatos matemáticos e personalidades matemáticas.
Constituição histórica dos conceitos matemáticos.
A História da Matemática como Metodologia de Ensino.
Evolução Cronológica da Matemática.
Linha do tempo com fatos históricos, fatos matemáticos e personalidades matemáticas.
Constituição histórica dos conceitos matemáticos.
A História da Matemática como Metodologia de Ensino.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Material Didático Produzido pelo LEMAD para essa disciplina (material impresso, vídeos, sites,...) EVES, H. Introdução à História da Matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade a ação. Campinas, SP: Summus, 1986.
Bibliografia Complementar:
- BOYER, C. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974. MACHADO, N. J. Matemática e realidade. São Paulo: Cortez, 1987. MACHADO, N. J. Matemática e língua materna. São Paulo: Cortez, 1991. LINS, R. C. e GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1997. POINCARÉ, J. H. A. O valor da Ciência. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995. POINCARÉ, J. H. A. Ciência e a hipótese. Brasília: Editora da UNB, 1985. MIORIN, M. A Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998. STEWART, I. Os problemas da matemática. Lisboa: Gradiva, 1995.