Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III
CÓDIGO
11270030
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Observação, monitoria, planejamento e execução de atividades de docência com conteúdos de Matemática do Ensino Médio, contemplando, sempre que possível, os temas transversais propostos nos PCNs, com especial atenção às questões próprias da Educação Ambiental. Produção textual.
Objetivos
Objetivo Geral:
• Conhecer a realidade do ambiente escolar.• Observar, monitorar, planejar e executar atividades de docência com conteúdos de Matemática no Ensino Médio.
• Refletir e escrever sobre a sua prática docente.
Conteúdo Programático
• Reconhecimento do ambiente escolar e dos sujeitos envolvidos.
• Planejamento de aulas de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.
• Regência em Matemática no Ensino Fundamental.
• Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos.
• Reflexão e escrita sobre a prática docente.
• Compartilhar as experiências da prática docente com os colegas.
• Planejamento de aulas de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.
• Regência em Matemática no Ensino Fundamental.
• Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos.
• Reflexão e escrita sobre a prática docente.
• Compartilhar as experiências da prática docente com os colegas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Material Didático Produzido pelo LEMAD para essa disciplina (material impresso, vídeos, sites,...) PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. FIORENTINI, Dario, NACARATO, Adair Mendes. (Orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. Campinas, SP: Musa, 2005, p. 89-105.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394. Brasília: 1996. BICUDO. Maria A. Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. MOURA, Manoel Oriosvaldo. (Coord.). O Estágio na Formação Compartilhada do Professor: retratos de uma experiência. São Paulo: USP, 1999. PONTE, João Pedro da; SERRAZINA, Lurdes. Professores e formadores investigam a sua própria prática: o papel da colaboração. Zetetiké, (11)20, p.51-84, 2003. UFPel. Pró-Reitoria de Graduação. Manual de Estágios da UFPel. UFPel. Resolução do COCEPE nº4/2009.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura) |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura) |