Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV
CÓDIGO
11270033
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Planejamento e execução de um Projeto de Ensino ou Extensão, com atividades de docência com conteúdos de Matemática dos anos finais do ensino fundamental ou ensino médio, preferencialmente na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Produção textual.
Objetivos
Objetivo Geral:
• Planejar e executar atividades de docência com conteúdos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, a partir de um projeto, preferencialmente na Educação a Distância.• Refletir e escrever sobre a sua prática docente.
Conteúdo Programático
• Planejamento de aulas, a partir da escrita de um projeto para aplicar preferencialmente na Educação a Distância, com conteúdos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
• Regência em Matemática a partir do projeto proposto.
• Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos.
• Reflexão e escrita sobre a prática docente.
• Compartilhar as experiências da prática docente com os colegas.
• Regência em Matemática a partir do projeto proposto.
• Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos.
• Reflexão e escrita sobre a prática docente.
• Compartilhar as experiências da prática docente com os colegas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Material Didático Produzido pelo LEMAD para essa disciplina (material impresso, vídeos, sites,...) SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores: Educação a Distância na web 2.0. São Paulo: Novatec, 2011. BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: Modelos pedagógicos em Educação a distância. Porto Alegre: Atmed, 2009. p. 15-32. CARLINI, Alda Luiza; TARCIA, Rita Maria Lino. 20% a distância: e agora?: orientações práticas para o uso de tecnologia de educação a distância. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. ALARCÃO, Isabel (org.). (1996) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto, Porto Editora.
Bibliografia Complementar:
- BRUNO, Adriana R.; LEMGRUBER, Márcio S. Docência na educação online: professorar e (ou) tutorar? In: Tem professor na rede. BRUNO, Adriana R. ... [et al.]. Juiz de Fora, MG, UFJF, 2010. FELDKERCHER, Nadiane. O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de Matemática da UFPel. 2011. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. HUBERMAN, Michael. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992. p. 31-61. MILL, Daniel; OLIVEIRA, Márcia Rozenfeld Gomes de; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual. In: Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Paulo: EdUFSCar, 2010, p. 13-22. MILL, Daniel; FIDALGO, Fernando. Espaço, tempo e tecnologia no trabalho pedagógico: redimensionamento na Idade Mídia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília: v.88, n.220, p.421-444, set./dez. 2007. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, Santa Maria: v.29, n.2, p.33-49, Jul./dez. 2004. OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Aula virtual e presencial: são rivais? In: Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p. 187-223. SANTOS, Marco; PESCE, Lucila. ZUIN. Antônio. Educação Online: cenário, formação e questões didáticometodológicas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. TAVARES, José (orgs). (1987). Supervisão da prática pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra, Livraria Almedina. UFPel. Pró-Reitoria de Graduação. Manual de Estágios da UFPel. UFPel. Resolução do COCEPE nº4/2009.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura) |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura) |