Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA B (LEMA B)
CÓDIGO
11270069
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Metodologia do ensino e aprendizagem de Álgebra. Álgebra como generalização da aritmética. Construção de conceitos algébricos com a utilização da geometria. Variável e Incógnita. Ensino de Equações, Polinômios, Funções, Matrizes, Determinantes, Sistemas Lineares, sequências, PA e PG com uso de jogos, problemas e materiais didáticos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivos Gerais:Discutir metodologias de ensino e aprendizagem que envolva conteúdos de álgebra.
Objetivos Específicos:
• Organizar materiais didáticos que promovam a aprendizagem dos conceitos algébricos.
• Trabalhar a matemática lúdica visando à construção de estruturas cognitivas.
• Estruturar de forma prática oficinas didáticas que contemplem a componente curricular de Álgebra como generalização da aritmética.
Conteúdo Programático
Programa:
Estudo, construção e análise de materiais didáticos que desenvolvam os conceitos e aplicações, bem como a organização de roteiros didáticos de:
• Variável e incógnita.
• Equações e inequações.
• Polinômios.
• Funções: constante, nula, identidade, linear, afim, quadrática, logarítmica, exponencial, racional.
• Sequências, progressões aritméticas e progressões geométricas.
Estudo, construção e análise de materiais didáticos que desenvolvam os conceitos e aplicações, bem como a organização de roteiros didáticos de:
• Variável e incógnita.
• Equações e inequações.
• Polinômios.
• Funções: constante, nula, identidade, linear, afim, quadrática, logarítmica, exponencial, racional.
• Sequências, progressões aritméticas e progressões geométricas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor. São Paulo Autêntica 2015 1 recurso online ISBN 9788582176214. LORENZATO, Sergio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2010. 178 p. (Formação de professores). SMOLE, Kátia Stocco. Resolução de problemas nas aulas de matemática. Porto Alegre: Penso, 2016. 1 recurso online ISBN 9788584290819.
Bibliografia Complementar:
- RIBEIRO, Alessandro Jacques; CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 126p. (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788582176207. SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino fundamental: jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: ArtMed, 2007. Recurso online. SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino fundamental: jogos de matemática de 6º a 9º ano, v.2. Porto Alegre: ArtMed, 2007. Recurso online. SMOLE, Kátia Stocco. CADERNOS do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online.