Nome da Atividade
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)
CÓDIGO
11270078
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fases das tecnologias digitais no ensino da matemática. Uso da calculadora e do computador no ensino fundamental e médio. Softwares, aplicativos, ambientes virtuais e objetos de aprendizagem no ensino da matemática. Produção de vídeos, pelos estudantes sobre conteúdos matemáticos. Textos (artigos, dissertações e/ou teses) sobre tecnologias digitais no ensino de matemática.
Objetivos
Objetivo Geral:
Discutir o potencial das tecnologias digitais, identificando-as e contextualizando-as no processo de ensino e aprendizagem da matemática.● Compreender a importância das tecnologias digitais no contexto do século XXI;
● Reconhecer a matemática como uma área do conhecimento que favorece o uso de diversas tecnologias digitais;
● Conhecer o potencial pedagógico das tecnologias digitais: Softwares aplicativos, ambientes virtuais, objetos de aprendizagem e produção de vídeos, bem como, do computador e da calculadora;
● Elaborar e desenvolver estratégias pedagógicas que envolvam as tecnologias digitais no ensino da matemática;
● Avaliar as estratégias de ensino da matemática com tecnologias digitais.
Conteúdo Programático
● Leitura e discussão de materiais acerca do uso pedagógico das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de matemática;
● Elaboração e experimentação das tecnologias digitais no ensino de matemática;
● Planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem de matemática pautada no uso das tecnologias.
● Elaboração e experimentação das tecnologias digitais no ensino de matemática;
● Planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem de matemática pautada no uso das tecnologias.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORBA, Marcelo de Carvalho; CHIARI, Aparecida (Org.). Tecnologias digitais e educação matemática. São Paulo: LF, 2013. 382 p. ISBN 9788578611941. BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. 155 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788551303009. MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnologica. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2000. 191 p. (Comunicação e estudos).
Bibliografia Complementar:
- BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 103 p. (Coleção Tendências em educação matemática). ISBN 9788575260210. FERREIRA, Armindo Ribeiro. Comunicação e aprendizagem mecanismos, ferramentas e comunidades digitais. São Paulo Erica 2014 1 recurso online ISBN 9788536522180. GABRIEL, Martha. Educar a (r)evolução digital na educação. São Paulo Saraiva 2013 1 recurso online ISBN 9788502204881LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 206 p. ISBN 9788585490157. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 153 p. TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais mídias e tecnologias. São Paulo Erica 2014 1 recurso online ISBN 9788536522203. TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. São Paulo Erica 2012 1 recurso online ISBN 9788536522265.