Nome da Atividade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)
CÓDIGO
11270089
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Análise de artigos sobre pesquisa em Matemática e em Educação Matemática. Análise
de Pesquisa Matemática e em Educação Matemática: quantitativa e qualitativa.
Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Discussão das áreas de pesquisa em
Matemática e Educação Matemática. Orientação à escrita de um projeto de pesquisa
(monografia).
de Pesquisa Matemática e em Educação Matemática: quantitativa e qualitativa.
Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Discussão das áreas de pesquisa em
Matemática e Educação Matemática. Orientação à escrita de um projeto de pesquisa
(monografia).
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo geralO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve expressar o resultado da contribuição das componentes curriculares em sua formação, possuindo, preferencialmente, um viés relacionado com a Educação em qualquer nível.
Objetivos Específicos:
Discutir as áreas de pesquisa em Matemática e Educação Matemática no Brasil;
Reconhecer as características dos diferentes métodos e instrumentos de pesquisa, bem como suas vantagens e desvantagens;
Delimitar um tema para a escrita de um projeto de pesquisa;
Experienciar a escrita de um projeto de pesquisa (monografia)
Conteúdo Programático
Pesquisa em Educação Matemática
A importância da pesquisa em Matemática e em Educação Matemática
Análise quantitativa X análise qualitativa.
Estudo de pesquisas específicas
Seleção de material bibliográfico - artigos, dissertações e teses - sobre
pesquisas em Matemática e Ensino de Matemática;
Avaliação do material selecionado;
Pesquisa quantitativa;
Pesquisa qualitativa;
Argumentação e informações apresentadas x conclusões.
Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática
Estabelecimento de tema e delimitação;
Problema de pesquisa;
Objetivos;
Referencial teórico;
Metodologia e método;
Escolha método e instrumentos;
Levantamento de informações: qualitativas X quantitativas;
Manipulação de informações: descrições e inferências;
Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra;
Estabelecimento de cronograma de trabalho.
Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática
Estabelecimento de tema e delimitação;
Problema de pesquisa;
Objetivos;
Referencial teórico;
Metodologia e método;
Escolha método e instrumentos;
Levantamento de informações: qualitativas X quantitativas;
Manipulação de informações: descrições e inferências;
Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra;
Estabelecimento de cronograma de trabalho.
A importância da pesquisa em Matemática e em Educação Matemática
Análise quantitativa X análise qualitativa.
Estudo de pesquisas específicas
Seleção de material bibliográfico - artigos, dissertações e teses - sobre
pesquisas em Matemática e Ensino de Matemática;
Avaliação do material selecionado;
Pesquisa quantitativa;
Pesquisa qualitativa;
Argumentação e informações apresentadas x conclusões.
Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática
Estabelecimento de tema e delimitação;
Problema de pesquisa;
Objetivos;
Referencial teórico;
Metodologia e método;
Escolha método e instrumentos;
Levantamento de informações: qualitativas X quantitativas;
Manipulação de informações: descrições e inferências;
Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra;
Estabelecimento de cronograma de trabalho.
Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática
Estabelecimento de tema e delimitação;
Problema de pesquisa;
Objetivos;
Referencial teórico;
Metodologia e método;
Escolha método e instrumentos;
Levantamento de informações: qualitativas X quantitativas;
Manipulação de informações: descrições e inferências;
Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra;
Estabelecimento de cronograma de trabalho.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa qualitativa em educação matemática. 4. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179383.
- GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Rio de Janeiro Atlas 2017 1 recurso online ISBN 9788597012934.
- MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. Rio de Janeiro Atlas 2016 1 recurso online ISBN 9788597008821.
Bibliografia Complementar:
- ACEVEDO, Claudia Rosa. Como fazer monografias TCC, dissertações e teses. 4ª. São Paulo Atlas 2013 1 recurso online ISBN 9788522476831.
- GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso fundamentação científica; subsídios para coleta e análise de dados; como redigir o relatório. São Paulo Atlas 2009 1 recurso online ISBN 9788522464753.
- GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. São Paulo Atlas 2005 1 recurso online ISBN 9788522465996.
- VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. 6. São Paulo Atlas 2008 1 recurso online ISBN 9788522466146.
- GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. São Paulo Atlas 2008 1 recurso online ISBN 9788522484959.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 25 | 9 |
Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura) Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura) Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura) Matemática - Polo Panambi (Licenciatura) Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura) |
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ Professor responsável pela turma Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Professor Regente LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR Professor Regente LUCIANA CHIMENDES CABRERA Professor Regente |