Nome da Atividade
LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - INGLÊS
CÓDIGO
1310403
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento de estratégias de leitura em inglês como língua estrangeira, com ênfase em elementos e recursos lingüísticos intertextuais que contribuam para a compreensão de tipos diversos de textos como unidades de sentido.
Objetivos
Objetivo Geral:
Fazer uso de textos diversos referentes a áreas de interesse dos alunos, com vistas a desenvolver diferentes tipos de habilidades/estratégias e de micro-habilidades de leitura e favorecer a compreensão leitora em língua inglesa.Conteúdo Programático
- Conteúdo para a habilidade de recepção escrita/leitura:
Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler;
Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”, leitura intensiva e leitura extensiva;
- Micro-habilidades de leitura:
Reconhecimento de funções comunicativas de textos;
Reconhecimento de idéias principais de textos;
Identificação de detalhes específicos;
Distinção entre idéias principais e acessórias;
Reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e em relação ao leitor;
Inferência quanto a idéias e informações não explícitas;
Antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso;
Inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo;
Reconhecimento de vocabulário familiar;
Uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar;
Reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras:
Reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.), sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas elípticas;
Reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções nas relações inter e intra-sentenciais;
- Interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências
culturais específicas.
Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler;
Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”, leitura intensiva e leitura extensiva;
- Micro-habilidades de leitura:
Reconhecimento de funções comunicativas de textos;
Reconhecimento de idéias principais de textos;
Identificação de detalhes específicos;
Distinção entre idéias principais e acessórias;
Reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e em relação ao leitor;
Inferência quanto a idéias e informações não explícitas;
Antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso;
Inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo;
Reconhecimento de vocabulário familiar;
Uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar;
Reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras:
Reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.), sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas elípticas;
Reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções nas relações inter e intra-sentenciais;
- Interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências
culturais específicas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CORACINI, M.J.R.F. O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995.
- JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
- KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2ª edição, 1992
Bibliografia Complementar:
- HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, Christian M. I. M. An introduction to functional grammar. 3rd ed. London: Hodder Education an Hachette UK Company, 2004. 689 p. LEECH, Geoffrey. A communicative grammar of english. 2. ed. London: Longman, 1994. 423 p. McCARTHY, M. Discourse analysis for language teachers. CambridgeUniversity Press, 1991. NUNAN, D. Reading: a discourse perspective. Language teaching methodology. Phoenix ELT, 1995. UR, Penny. Grammar practice activities: a practical gnide for teachers. New York: Cambridge, 1998. 288 p.