Nome da Atividade
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA
CÓDIGO
1320044
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Pressupostos teóricos para formulação de programas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Oportunizar ao aluno o contato com diferentes abordagens teóricas no âmbito da Linguística Aplicada, a fim de que possa compreender as contribuições delas advindas para o ensino da língua materna;- refletir sobre a linguagem como um dos maiores instrumentos de ação social, formador de consciência do mundo cultural.
Conteúdo Programático
- Linguística e ensino de língua: objetivos; implicações básicas para o ensino da língua materna;
- Contribuições da Linguística para a formação do professor;
- Descrição linguística e o ensino: Ensino descritivo, prescritivo e produtivo;
- Visão do ensino gramatical contemporâneo;
- A tradição e o ensino de língua portuguesa;
- Subsídios teórico-metodológicos para o tratamento escolar da gramática;
- Linguística textual e ensino do português;
- Relação entre teoria e prática no fazer docente;
- O ensino de português e as novas tecnologias;
- Os parâmetros curriculares nacionais e a formação do professor;
- Sobre a leitura: O que é ler; pesquisa em leitura; teoria de esquemas; metacognição; ensino da leitura; fatores da compreensão;
- Sobre a escrita: aquisição da escrita; ensino da escrita; coesão e coerência;
- Aspectos sociais da recepção e produção textual. Avaliação da leitura e da escrita;
- A avaliação dos resultados do trabalho em sala de aula;
- A elaboração e a seleção e a utilização de materiais para a formulação de programas de língua portuguesa.
- Contribuições da Linguística para a formação do professor;
- Descrição linguística e o ensino: Ensino descritivo, prescritivo e produtivo;
- Visão do ensino gramatical contemporâneo;
- A tradição e o ensino de língua portuguesa;
- Subsídios teórico-metodológicos para o tratamento escolar da gramática;
- Linguística textual e ensino do português;
- Relação entre teoria e prática no fazer docente;
- O ensino de português e as novas tecnologias;
- Os parâmetros curriculares nacionais e a formação do professor;
- Sobre a leitura: O que é ler; pesquisa em leitura; teoria de esquemas; metacognição; ensino da leitura; fatores da compreensão;
- Sobre a escrita: aquisição da escrita; ensino da escrita; coesão e coerência;
- Aspectos sociais da recepção e produção textual. Avaliação da leitura e da escrita;
- A avaliação dos resultados do trabalho em sala de aula;
- A elaboração e a seleção e a utilização de materiais para a formulação de programas de língua portuguesa.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
- GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no primeiro e segundo graus. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
Bibliografia Complementar:
- ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
- NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
- KATO, Mary (org.) A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
- ROJO, R. (org.) A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC, 2002.