Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO E CULTURA
CÓDIGO
1320070
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Abordagem da comunicação como cultura, enfatizando as questões referentes às sociedades contemporâneas e suas relações com os processos midiáticos, nas transformações e/ou conservações sócio-culturais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a comunicação na contemporaneidade e sua influência sobre a sociedade

Conteúdo Programático

Unidade I – O processo de comunicação nas diferentes culturas.
Cultura e civilização.
A história do Homem Social.
Circulação da cultura e do conhecimento

Unidade II - Identidade e imaginário.
Imagem, sujeito e objeto.
A mídia como objeto de identidade contemporânea através da produção e circulação do discurso sobre o social, o cultural, o linguístico e o ideológico

Unidade III – Teorias da Recepção e Representação social
Teoria da Recepção.
América Latina e uma nova visão sobre a comunicação.
Representação, identidade, espaço e tempo.
Representação e transtextualidade.

Unidade IV – Linguagens e formatos da comunicação na atualidade.
Mídia, linguagem, discurso.
Comunicação e Globalização na sociedade digital

Unidade V - O espetáculo e a cultura contemporânea.
Espetacularização da cultura popular.
Ressignificações, novas práticas sociais, novos sistemas de comunicação.
Folkcomunicação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • JACKS, Nilda et. al. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hackers, 2003. MELO, J. M. de. A Esfinge Midiática. São Paulo: Paulus, 2004. MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • BARROS, A.; DUARTE, J e MARTINEZ, R. Comunicação: discursos, práticas e tendências. Brasília: Rideel/UniCeub, 2001. CANCLINI, Nestor Garcis y MONETA, Carlos. Las industrias culturales en la integración latinoamericana. Buenos Aires, Eudeba, 1999. FAUSTO NETO, BRAGA & PORTO. Brasil, comunicação, cultura & política. Rio de Janeiro, Diadorim, 1994. ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo. Brasiliense, 1994. RODRIGUES, Adriano D. Comunicação e Cultura – a experiência cultural na era da informação, Lisboa, Presença 1994. SOUSA, M. W. de. (org.). Sujeito: o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002. THOMPSOM, J. Ideologia e cultura moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Página gerada em 15/11/2024 03:31:39 (consulta levou 0,072122s)