Nome da Atividade
HISTÓRIA DO CINEMA
CÓDIGO
1320071
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo da história do cinema nas perspectivas internacional, nacional e local.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar as principais tendências da produção cinematográfica ao longo do século XX no plano internacional e local.

Conteúdo Programático

1. Cinema mudo
2. A emergência da produção cinematográfica norte-americana
3. O cinema avant-garde francês
4. Expressionismo alemão
5. O cinema surrealista
6. O cinema falado
7. Musicais e comédias
8. Gênero Western
9. Gênero Terror
10. Gênero Policial
11. Neo-realismo italiano
12. A chanchada brasileira
13. Cinema japonês
14. Nouvelle Vague francesa
15. Cinema indiano
16. Cinema brasileiro
17. Cinema gaúcho

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2008. BERNARDET, Jean Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985. MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. AUMONT, Jacques. O Olho interminável: cinema e pintura . 2. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia . 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008. BILHARINHO, Guido. Clássicos do cinema mudo. Uberaba: Instituto Triangulino de Cultura, 2003. BILHARINHO, Guido. O cinema brasileiro no anos 90: novos filmes. Uberaba: Instituto Triangulino de Cultura, 2004. BILHARINHO, Guido. O cinema brasileiro nos anos 50 e 60. Uberaba: Instituto Triangulino de Cultura, 2009. BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008. MERTEN, Luiz Carlos. A aventura do cinema gaúcho. São Leopoldo: Unisinos, 2002. PERDIGAO, Paulo. O Western Clássico. Gênese e estrutura de Shane. Porto Alegre ,1985 RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2005. XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, cinema novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Página gerada em 15/11/2024 03:38:00 (consulta levou 0,063614s)