Nome da Atividade
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL I
CÓDIGO
13280018
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Avaliação, diagnóstico cinético-funcional, métodos, técnicas e recursos
fisioterapêuticos na atenção à saúde nas disfunções neurológicas da criança e do adolescente.
fisioterapêuticos na atenção à saúde nas disfunções neurológicas da criança e do adolescente.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar os processos fisiopatológicos das doenças neurológicas mais comuns da infância e adolescência. Abordar a avaliação, o diagnóstico e o tratamento fisioterapêutico da criança e do adolescente com doenças neurológicas durante o seu desenvolvimento, nos níveis de atenção à saúde pautados nas melhores evidências científicas disponíveis.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- - BOBATH, K. Uma Base Neurofisiológica para o Tratamento da Paralisia Cerebral. 2 ed. São Paulo: Manole, 1990. - CORIAT, L.F. Maturação Psicomotora no Primeiro Ano de Vida da Criança. 4 ed. São Paulo: Centauro, 2001. - MOURA, E.W. SILVA, P.A.C. Fisioterapia - Aspectos Clínicos e Práticos da Reabilitação. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. - UMPHRED, D. Reabilitação Neurológica. 4 ed. São Paulo: Manole, 2004. - TECKLIN, S. Fisioterapia Pediátrica. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Bibliografia Complementar:
- - INNIE, N.R.O.; Manuseio em Casa da Criança com Paralisia Cerebral, 3 ed. São Paulo: Manole, 2000. - BEAR, M. CONNORS, B.W. PARADISO, M. A. Neurociências - Desvendando O Sistema Nervoso, 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. - GOLDMAN, L. BENNETT, J. C. et al. - Tratado de Medicina Interna; Vol. 1 e 2. 21 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. - KISNER, C. COLBY, L. Exercícios Terapêuticos: fundamentos e técnicas. 4 ed. São Paulo: Manole, 2005. - LUNDT-EKMANUNDT, L. Neurociência - Fundamentos Para a Reabilitação. 3 ed. São Paulo: Elsevier, 2008.