Nome da Atividade
CAPACIDADES FÍSICAS
CÓDIGO
13370011
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introdução ao estudo das Capacidades Físicas. Classificações; tipos: força, potência, resistência, flexibilidade, equilíbrio e velocidade. Conceitos específicos; características fisiológicas envolvidas; fatores limitantes e condicionantes. Avaliação, prescrição e aplicação do trabalho das capacidades físicas em pré- e pós-púberes e pessoas com necessidades especiais.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Capacitar o futuro profissional da área da Educação Física a identificar, conceituar e analisar as capacidades físicas, bem como, instrumentalizá-lo a selecionar exercícios, métodos de treinamento e atividades em função das classificações das capacidades físicas, da individualidade biológica e de outras características de grupos específicos.b) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.
Conteúdo Programático
Unidade I – Capacidades físicas: conceitos, classificações e princípios
Unidade
II – Força Muscular Unidade
III – Resistência Cardiorrespiratória Unidade
IV – Flexibilidade Unidade
V – Equilíbrio Unidade
VI – Velocidade e agilidade Unidade
VII – Coordenação Unidade
VIII – Práticas pedagógicas com diferentes capacidades físicas e contextos
II – Força Muscular Unidade
III – Resistência Cardiorrespiratória Unidade
IV – Flexibilidade Unidade
V – Equilíbrio Unidade
VI – Velocidade e agilidade Unidade
VII – Coordenação Unidade
VIII – Práticas pedagógicas com diferentes capacidades físicas e contextos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MORROW J.R., JACKSON A.W. DISCH J.G., MOOD D. Medida e Avaliação do Desempenho Humano. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2003.
- NUNES, V. G. S e BRANDÃO, A. G. Capacidades motoras condicionantes e coordenativas, Pelotas. Universitária, 2004.
- WEINECK J. Treinamento ideal: instruções técnicas sobre o desempenho fisiológico, incluindo considerações específicas de treinamento infantil e juvenil. 9ª ed., São Paulo: Manole, 1999.
Bibliografia Complementar:
- FOX EL, BOWERS RW, FOSS ML. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
- KOMI PV. Força e Potência no Esporte. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2006.
- MINGO SOLÍS R, ADELL PLÁ L. Educación Física: Contenidos Conceptuales Nuevas Bases Metodológicas. Barcelona: Paidotribo, 2012.
- POWERS SK, HOWLEY ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. 5ª ed., Barueri: Manole, 2005.
- WEINECK J. Biologia do Esporte. 7ª ed., Barueri: Manole, 2005.