Nome da Atividade
CAPACIDADES FÍSICAS
CÓDIGO
13370011
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução ao estudo das Capacidades Físicas. Classificações; tipos: força, potência, resistência, flexibilidade, equilíbrio e velocidade. Conceitos específicos; características fisiológicas envolvidas; fatores limitantes e condicionantes. Avaliação, prescrição e aplicação do trabalho das capacidades físicas em pré- e pós-púberes e pessoas com necessidades especiais.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Capacitar o futuro profissional da área da Educação Física a identificar, conceituar e analisar as capacidades físicas, bem como, instrumentalizá-lo a selecionar exercícios, métodos de treinamento e atividades em função das classificações das capacidades físicas, da individualidade biológica e de outras características de grupos específicos.
b) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

Unidade I – Capacidades físicas: conceitos, classificações e princípios
Unidade
II – Força Muscular
Unidade
III – Resistência Cardiorrespiratória
Unidade
IV – Flexibilidade
Unidade
V – Equilíbrio
Unidade
VI – Velocidade e agilidade
Unidade
VII – Coordenação
Unidade
VIII – Práticas pedagógicas com diferentes capacidades físicas e contextos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MORROW J.R., JACKSON A.W. DISCH J.G., MOOD D. Medida e Avaliação do Desempenho Humano. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2003.
  • NUNES, V. G. S e BRANDÃO, A. G. Capacidades motoras condicionantes e coordenativas, Pelotas. Universitária, 2004.
  • WEINECK J. Treinamento ideal: instruções técnicas sobre o desempenho fisiológico, incluindo considerações específicas de treinamento infantil e juvenil. 9ª ed., São Paulo: Manole, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • FOX EL, BOWERS RW, FOSS ML. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
  • KOMI PV. Força e Potência no Esporte. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • MINGO SOLÍS R, ADELL PLÁ L. Educación Física: Contenidos Conceptuales Nuevas Bases Metodológicas. Barcelona: Paidotribo, 2012.
  • POWERS SK, HOWLEY ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. 5ª ed., Barueri: Manole, 2005.
  • WEINECK J. Biologia do Esporte. 7ª ed., Barueri: Manole, 2005.

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