Nome da Atividade
Atividade física e saúde da criança IV
CÓDIGO
13370151
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
75
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina explora a orientação, prescrição e supervisão do exercício físico voltado para crianças com deficiencias e necessidades especiais. Abrange os benefícios do exercício nos aspectos motores, psicológicos e afetivos, realizando uma interação destes na mudança do estilo de vida e consequente melhoria da qualidade de vida. Visa ainda orientar os profissionais quanto ao convencimento da família e sociedade sobre a importancia do exercício na vida destas crianças como fator de proteção a saúde. As atividades da disciplina permitirão que os residentes tenham conhecimento crítico das estratégias de treinamento e promoção do exercício físico.
Objetivos
Objetivo Geral:
A disciplina explora a orientação, prescrição e supervisão do exercício físico voltado para crianças com deficiencias e necessidades especiais. Abrange os benefícios do exercício nos aspectos motores, psicológicos e afetivos, realizando uma interação destes na mudança do estilo de vida e consequente melhoria da qualidade de vida. Visa ainda orientar os profissionais quanto ao convencimento da família e sociedade sobre a importancia do exercício na vida destas crianças como fator de proteção a saúde. As atividades da disciplina permitirão que os residentes tenham conhecimento crítico das estratégias de treinamento e promoção do exercício físico.Conteúdo Programático
Tipos de deficiência e seus determinantes
Efeitos do exercício físico em crianças com necessidades especiais
Prescrição de exercício físico para crianças com necessidades especiais
Efeitos do exercício físico em crianças com necessidades especiais
Prescrição de exercício físico para crianças com necessidades especiais
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GORGATTI, M.G. & DA COSTA, R.F. Atividade Física Adaptada, qualidade de vida para pessoas com necessidade especiais.2.ed.rev.- Barueri, SP
- PACHECO, J. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre, ArtMed, 2006.
- WINNICK, J. P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo, Manole, 2002
Bibliografia Complementar:
- NIEMAN, D.C. Exercise testing and prescription. A health-related approach. 7ª ed. McGraw-Hill, 2007.
- GORLA, J.I. -Educação Física Adaptada - O Passo a Passo da Avaliação 2a .Ed.Phorte pp. 160,
- MARQUES, A. C.; CIDADE, R. E.; LOPES, K. A. T. Questões da deficiência e as ações no e as ações no Programa Segundo Tempo. In: OLIVEIRA, A. A. B; PERIM, L. P. (Org.). Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. EDUEM. 2009
- American College of Sports Medicine. ACSM´s resource manual for guidelines for exercise testing and prescription. 5ª ed. Lippincott Williams & Wilkins, 2006.
- NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida.6ª ed. Londrina, Midiograf