Nome da Atividade
METODOLOGIA DO ENSINO DOS JOGOS E DOS ESPORTES NA ESCOLA
CÓDIGO
13370160
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O esporte enquanto fenômeno plural. Diferentes abordagens metodológicas de ensino do esporte. Iniciação esportiva.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar aos alunos o conhecimento teórico e prático dos principais métodos de ensino do esporte, abordando da iniciação esportiva e suas relações com a escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BENTO, J., GARCIA, R. E GRAÇA, A. Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.
  • GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal I: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
  • GRAÇA, A. “Os comos e os quandos no ensino dos jogos desportivos coletivos”. In GRAÇA, A., OLIVEIRA, J. (Org.) “O ensino dos jogos desportivos”. 3 ed. Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física: Universidade do Porto, 1998

Bibliografia Complementar:

  • BAYER, C. “O ensino dos desportos colectivos”. Lisboa: Dinalivro, 1994.
  • DAOLIO, J. “Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
  • GARGANTA, J. “Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos”. In GRAÇA, A., OLIVEIRA, J. (Org.) “O ensino dos jogos desportivos”. 3 ed. Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física: Universidade do Porto, 1998.
  • GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal II: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

Página gerada em 15/11/2024 04:34:30 (consulta levou 0,062341s)