Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 3 (ECS 3) - ENSINO MÉDIO E EJA
CÓDIGO
13370196
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Estágio curricular supervisionado em Educação Física no nível médio de ensino da Educação Básica e na modalidade Educação de Jovens de Adultos (EJA). Bases Legais que orientam o Planejamento Escolar. Planos de ensino e de aula. Estudo e observação
da realidade da Educação Física no contexto do ensino médio e da EJA. Planejamento para a realização do estágio. Realização do estágio na Educação Física no ensino médio/EJA. Reflexão crítica sobre as ações realizadas durante todo o processo formativo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar aos acadêmicos a inserção no contexto escolar, em um processo gradativo de conhecimento da realidade, observação e intervenção docente, permitindo a articulação dos saberes apreendidos e a mobilização destes na construção da prática
pedagógica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • NEIRA, M.G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2007. (Coleção Ideias em Ação). (recurso on line)
  • RANGEL, I.; DARIDO, S.C. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. (recurso on line)p
  • SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. (recurso online)

Bibliografia Complementar:

  • FRIZZO; G.; CORRÊA, M.R.D. (Orgs). Educação Física e o enfrentamento às opressões. Pelotas: Editora da UFPel, 2021. Disponível em: .
  • MONTIEL, F.C.; AFONSO, M.R.; SANTOS, L.S.; SILCA, P.R.L. Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio. Motrivivência, 31(58):1-21, 2019.
  • PALMA, V.T.P.A.; OLIVEIRA, A.A.B.; PALMA, J.A.V. Educação Física e a organização curricular. 2.ed. Londrina: Eduel, 2010. (recurso on line)
  • PEREIRA, F. M. A favor da ginástica no cotidiano da Educação Física no ensino médio. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v. 11, n. 2, p. 47-58, 2006. Disponível em:
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018. Disponível em:

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