Nome da Atividade
FUND SÓCIO-CULTURAIS DA ED FÍSICA E ESPORTE
CÓDIGO
13380072
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo crítico-reflexivo da construção sociocultural da realidade na educação física, na saúde e suas relações com a sociedade. Investigação sociológica da educação física e do esporte. A educação física e o esporte na vida cotidiana: o paradoxo do senso comum e da ciência. O fenômeno social do esporte e suas representações e/ou implicações político-filosóficas na sociedade, em geral, e na educação física, em particular.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Apresentar uma perspectiva da totalidade e profundidade sócio-político-educacional das ações teóricas e práticas da educação física e do esporte;
b) Fomentar a capacidade de reflexão e compreensão dos valores, crenças e práticas implícitos nos conteúdos e escolhas metodológicas da educação física e do esporte;
c) Conscientizar os acadêmicos da importância de reflexão, planejamento, e avaliação dos objetivos e contextos da prática da educação física e do esporte;
d) Explicitar a relação intrínseca da educação física e dos esportes com a sociedade – aspectos históricos, culturais, econômicos, sociais, educacionais, políticos, étnico raciais.
e) Oferecer subsídios para a compreensão da importância pedagógica da educação física na construção dos parâmetros educacionais da sociedade acerca do esporte e da saúde.

Conteúdo Programático

Sociologia, educação e educação física;
- História da sociologia do esporte;
- Reflexão sociológica: esporte x educação física;
- Relação brincadeira, jogo e esporte;
- Tendências histórico-culturais da educação física brasileira;
- Paradigmas de abordagem da educação física e do esporte – relação com a sociedade;
- Reflexão sociológica: educação física, esporte, escola, sociedade;
- Análise sociológica do sistema esportivo;
- Imagens do corpo na educação física e no esporte; estética, belo, gênero, etnia/raça, relações étnico-raciais, cultural indígena, afro-brasileira e africana;
- A educação física e o esporte na sociedade atual: reflexões sócio-filosóficas;
- Perspectivas da educação física e esporte

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DaCOSTA, L.; CORRÊA, D.; RIZZUTI, E.; VILLANO, B.; MIRAGAYA, A. Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008.
  • NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. v. 1, 4 ed., Londrina, PR: Midiograf, 2006.
  • MURAD, M. Sociologia e educação física: diálogos, linguagens do corpo, esportes. RJ: FGV, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • BAUMAN, Z; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. Traduação de Alexandre Werneck.
  • BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: Uma introdução. 3 ed. rev., Ijuí: Unijuí, 2004.
  • FRAGA, A.B.; WACHS, F. Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
  • VARGAS, Â.. Esporte e Realidade: conflitos contemporâneos. 1 ed., Rio de Janeiro: Shape, 2006. 162 p.
  • VARGAS, Â. Ética - Ensaios sobre Educação Física, Saúde Social e Esporte. LecSV, 2007.

Página gerada em 15/11/2024 01:32:05 (consulta levou 0,123233s)